Notícias

Semana da Engenharia reúne cursos do Cesupa em três dias de atividades



Convidados participam da mesa de abertura.

A Semana de Engenharia do Cesupa deu início a uma programação repleta de workshops, palestrantes convidados e oportunidades de compartilhamento de conhecimentos nessa quarta-feira (04). O evento, que neste ano conta com uma Feira de Startups como novidade, é realizado na Unidade Alcindo Cacela I, até esta sexta-feira (06). 

Participaram da mesa de abertura, o reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA/PA), Almir Magalhães, além dos coordenadores dos cursos de Engenharia da Computação, Produção, Civil e do curso convidado, Ciências da Computação. O encontro que marcou o início das atividades da semana, debateu o tema "Engenharia em tempos de crise".

Diferentes assuntos foram pontuados durante a mesa, como o cenário do mercado empregatício atual e quais medidas necessárias para isso, tendo em vista o crescimento da crise no país. "O Brasil precisa de mais engenheiros para o PIB crescer”, afirmou o reitor, que também é graduado em Engenharia Civil. “Não só mais engenheiros, porém bons engenheiros. Tem uma máxima que diz: ‘Quem só direito sabe, nem direito sabe’, pois os profissionais de direito não podem estudar apenas as ciências jurídicas. Gostaria de adaptar isso para nós. Os temas que os engenheiros devem estudar não são apenas os da engenharia”, sinalizou.

O foco na formação de engenheiros egressos do Cesupa é o preparo de profissionais prontos para trabalhar na Indústria 4.0. “É um protagonista do futuro, estar conectado ao mundo. Não é mais esperar algo acontecer, mas acompanhar aquilo que o mundo já oferece. Leva a necessidade de estar focado nos desafios sustentáveis, numa contínua avaliação do ciclo de vida.”, ressalta Andreia Condurú, coordenadora do curso de Engenharia Civil, estreante na Semana de Engenharia. A professora acrescenta ainda a importância do diálogo entre os cursos: “Temos que estar sempre socializando, ninguém trabalha sozinho na engenharia: ela é uma agregação de conhecimentos”.

Retornando depois de dois anos de pausa, a Semana de Engenharia do Cesupa, conta com mais de 150 participantes inscritos, 30 convidados, 26 palestrantes, 15 Startups e 6 ministrantes. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia da Computação (CAENC), com apoio do Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CABCC) e do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAENVIL).

O ponto alto da semana, segundo a organizadora, presidente do CAENC, Mayana Pontes será a Feira de Startups. "O objetivo é promover o networking. São empresas paraenses que trabalham com tecnologia, civil, produção e computação e terão oportunidade de mostrar pra gente o que elas estão fazendo”, explica a estudante.

As inscrições estão abertas até sexta (06) às 13h. Para mais informações, acesse a rede social do CAENC ou o site do evento. Aproveite!

Serviço:
Semana de Engenharia do Cesupa
04 a 06 de setembro de 2019
09h às 20h
Unidade Alcindo Cacela I - ARGO (Av. Alcindo Cacela, 1523)
@caenc.cesupa


Texto e foto: Anaís Moraes com supervisão de Lali Mareco
05 de setembro de 2019