NÚCLEO DE
PRÁTICA JURÍDICA - NPJ

Coordenação: Prof. Adelvan Oliverio Silva | npj@cesupa.br

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) atua como espaço de formação prática e desenvolvimento de competências e habilidades para os alunos de Direito da instituição, oferecendo assistência jurídica gratuita à comunidade interna e externa em diferentes áreas do Direito, buscando a negociação e a solução consensual de conflitos. Em 2017 e 2018, o NPJ realizou mais de 2600 atendimentos, entre audiências, novas ações ajuizadas e novas consultas.

A partir do 8º semestre, os discentes passam a atuar obrigatoriamente no NPJ, sempre supervisionados e orientados por profissionais inscritos Ordem dos Advogados do Brasil, incluindo professores e advogados externos. O espaço conta com sala de espera, 16 cabines para atendimento individual e 02 salas para solução consensual de conflitos, além de espaços de uso exclusivo de seus integrantes.

O NPJ atua em parceria com prestigiadas instituições públicas e privadas, incluindo o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a Defensoria Pública do Estado do Pará, a Seção Judiciária do Pará – Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e o Conselho Regional de Medicina. Além das parcerias externas, o Núcleo também reúne as clínicas de Direitos Humanos e de Superendividamento do Cesupa, media as atividades realizadas pelos alunos de Direito em outras unidades da instituição, e promove o “Carreiras Jurídicas”, evento que aproxima os discentes da vivência prática de profissionais atuantes no sistema jurídico.

Áreas de atuação: Direito civil, trabalhista, comercial, tributário, previdenciário e do consumidor.

Serviços ofertados: Assistência jurídica, consultoria jurídica verbal e escrita, realização de sessões de conciliação e mediação extrajudiciais, confecção de minutas de peças processuais, ajuizamento e acompanhamento de ações judiciais e processos administrativos, participação em audiências judiciais, entre outros.

Endereço: Unidade Cesupa Alcindo Cacela II (Av. Alcindo Cacela, nº 980)

Telefone: (91) 4009-9185

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h; segunda à quinta das 14h às 18h.