Siga            



Biblioteca Almirante Barroso
1. Caracterização

        O Sistema Integrado de Bibliotecas do Centro Universitário do Estado do Pará (SIBIC/CESUPA) é constituído por quatro bibliotecas universitárias das Unidades: José Malcher, Nazaré, Almirante Barroso e Alcindo Cacela com a missão de promover o funcionamento sistêmico em rede das bibliotecas, facilitando o acesso à informação presencial e virtual à comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CESUPA.
        A Biblioteca da Unidade Almirante Barroso tem como objetivo oferecer suporte informacional aos professores, alunos e funcionários do Curso de Medicina do CESUPA e é especializada na área de saúde.
Os serviços disponíveis aos usuários são: consulta local e online por meio do catálogo online da base do acervo das bibliotecas; empréstimo domiciliar; renovação e reserva de livros presencial e online; orientação na normalização de trabalhos acadêmicos; elaboração de dados internacionais de catalogação na publicação; orientação ao usuário quanto à recuperação da informação; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; alerta de periódicos; palestras, visitas orientadas e treinamentos quanto ao uso e recursos informacionais das Bibliotecas do SIBIC/CESUPA; serviços de mensagens online e ouvidoria via internet, por meio do Coordenador, Professor e Aluno Online. Além desses serviços os professores e alunos podem usufruir de todos os serviços nas demais bibliotecas do SIBIC/CESUPA, especialmente da Unidade Nazaré, também especializada na área de saúde.
        A biblioteca participa de redes de serviços cooperativos, como Biblioteca Solicitante do Centro Cooperante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), por meio do Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) com o fim de prover à comunidade universitária o acesso à cópia de documentos (artigo de periódico, capítulo ou parte de obra, dissertação ou tese) da área de Ciências da Saúde. É integrante também, como Biblioteca Solicitante do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o objetivo de facilitar o acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento.

2. Horário

        O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 7h30min às 20h, ininterruptamente, e sábado de 8h às 12h.

3. Acervo de livros e periódicos

        O acervo total das bibliotecas é constituído de 27.801 títulos com 94.293 exemplares (até 30.06.2017) incluindo todos os tipos de materiais informacionais como: livros, e-books, periódicos impressos e eletrônicos, bases de dados, CDs, DVDs, TCs, dissertações, teses e outros.
         O acervo da Biblioteca Almirante Barroso é composto de 10.122 exemplares de livros, periódicos impressos, CD-Roms, DVDs dentre outros.

        A Biblioteca da Unidade Almirante Barroso, para atender ao Curso de Medicina mantém uma coleção de periódicos nacionais, na forma impressa. Porém, o CESUPA priorizou a assinatura de periódicos eletrônicos disponíveis em importantes bases de dados na área de saúde visando a disponibilizar para a comunidade universitária o acesso a periódicos especializados, indexados, correntes e com alto fator de impacto abrangendo as principais áreas do Curso e outras afins que são: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Celular e Molecular, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde da Família/Saúde Coletiva, Educação Médica e Bioética.
        As bases de dados mantidas por meio de assinatura eletrônica, firmada com o editor EBSCO são:

  • MEDLINE with Full Text: fonte mundial de periódicos de Medicina em texto completo disponibilizando artigos na íntegra de aproximadamente 1.450 periódicos indexados na MEDLINE. Destes, mais 1.350 possuem indexação de capa a capa na MEDLINE. A MEDLINE with full text oferece informações médicas reconhecidas sobre medicina, enfermagem, nutrição, veterinária, biologia, o sistema de saúde, ciências pré-clínicas e muito mais. Utiliza a indexação MeSH (cabeçalhos de assuntos médicos) com árvore, hierarquia em árvore, subtítulos e recursos de expansão para pesquisar citações em mais de 5.200 revistas biomédicas especializadas. Esta base de dados possui também texto completo para muitos dos periódicos mais utilizados na MEDLINE, inclusive o The New England Journal of Medicine. Possui ainda mais de 1.400.000 artigos em texto completo retroativos a 1965.
  • DynaMed: fonte de referência mundial baseada em evidência médica que provê resumos organizados clinicamente para mais de 3.200 temas médicos. A base é atualizada diariamente e monitora o conteúdo de mais de 500 revistas médicas. Cada publicação é revisada de forma integral (de capa a capa) e cada artigo é avaliado por sua relevância clínica e validade científica.

        O acesso é permitido por meio do site do CESUPA (www.cesupa.br), nos links Coordenador, Professor e Aluno Online, 24 horas por dia, na instituição ou na residência, em qualquer lugar e computador.
         O Portal de Periódicos da Capes está disponível para o CESUPA, de forma restrita, com importantes bases de dados como: BioOne, ESA – Ecological Society of America, MAL – Mary Ann Liebert, Proquest, RSJ – Royal Society Journals, SAGE, Wiley, Thomsom e American Psychological Association (APA) na área de Psicologia. Esse Portal disponibiliza também, bases de dados nacionais e internacionais de acesso livre, propiciando o acesso a vários títulos na área médica, além de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros com avaliação A ou B no programa Qualis..
        Além dessas bases de dados é disponibilizado no website do SIBIC/CESUPA conteúdo científico de acesso livre visando a ampliar o universo da pesquisa à comunidade da instituição. Inclui bases nacionais e internacionais, na área de saúde e multidisciplinares, referenciais e com texto completo como:

  • Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br) – rede de fontes de informação mantida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Abrange a literatura científica e técnica na área de Ciências da Saúde em geral incluindo as bases: LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; IBECS – Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde; MEDLINE Literatura Internacional em Ciências da Saúde; e em áreas especíalizadas: BIOÈTICA – Base de Dados do Programa Regional de Bioética da OPAS/OMS; CidSaúde – Literatura sobre Cidades/Municípios Saudáveis; DESASTRES – Acervo do Centro de Documentação de Desastres; HISA – História da Saúde Pública na América Latina e Caribe; HOMEOINDEX – Bibliografia Brasileira de Homeopatia; LEYES – Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe; MEDCARIB – Literatura do Caribe em Ciências da Saúde; REPIDISCA – Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Permite também, o acesso ao Portal de Evidências e ao Portal Cochrane que oferecem fontes de informação em saúde de melhor nível de evidência de acordo com a metodologia de Medicina Baseada em Evidências (MBE).
  • Free Medical Journals (www.freemedicaljournals.com) – oferece periódicos médicos online, gratuitamente e em texto integral.
  • SciELO Scientific Eletronic Library on Line (www.scielo.org) – permite o acesso a mais de 950 periódicos científicos da América Latina e Caribe, com textos completos de mais de 370.000 artigos. Inclui a Biblioteca online em Saúde Pública disponibilizando 15 revistas científicas nessa área.
  • DOAJDirectory of Open Access Journals (www.doaj.org) Diretório constituído de mais de 7.800 periódicos acadêmicos e científicos com controle de qualidade, de acesso livre e texto completo.

4. Política de atualização, ampliação e informatização do acervo

        A atualização e ampliação do acervo das bibliotecas do CESUPA visam a atender a demanda de forma permanente, a ampla cobertura das áreas da instituição e a diversidade de suportes informacionais.
        A política de aquisição de livros consiste no atendimento das solicitações semestrais enviadas pelos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição e tem como base as bibliografias básica e complementar indicadas nos projetos pedagógicos dos cursos e planos de ensino dos professores.
        Quanto aos periódicos, o CESUPA prioriza a assinatura de periódicos eletrônicos e bases de dados nas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação.
Além da compra do material informacional a ampliação do acervo se dá por meio da doação e permuta de obras, porém com o estabelecimento de alguns critérios de recebimento como: a pertinência do assunto da obra para os cursos, estado de conservação, data de publicação, idioma pouco acessível, valor histórico e para suprir falhas nas coleções de periódicos.
        O acervo das bibliotecas, incluindo os livros, encontra-se totalmente tombado junto ao patrimônio da instituição e informatizado segundo os padrões internacionais estabelecidos utilizando o software Bibliothéke, desenvolvido in house, que gerencia os acervos e serviços das bibliotecas do CESUPA. Para o cadastramento automatizado do acervo são utilizados os seguintes instrumentos: Classificação Decimal de Dewey (CDD), Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e Cabeçalhos de Assunto da Library of Congress – Library of Congress Subject Headings (LCSH). Os materiais informacionais, preparados com etiquetas de lombada e código de barras estão disponíveis para consulta local e via internet, para empréstimo, renovação e reserva presencial e online.

5. Área Física

        A biblioteca ocupa uma área física de 662,11m² distribuída em área do acervo, salas de estudo em grupo, cabines individuais, salão de leitura e espaço destinado ao atendimento do usuário com o balcão de prestação de serviços.
        A biblioteca possui um mezanino onde está localizado o laboratório de pesquisas acadêmicas com 17 terminais, disponibilizados aos usuários para estudo e pesquisa. Os alunos ainda têm à disposição um Laboratório de Informática na Unidade, próximo à biblioteca, bem como um Setor de Reprografia.

6. Formas de acesso e utilização

        As bibliotecas do CESUPA prestam serviços à comunidade universitária interna da Instituição e à comunidade externa por meio da consulta ao seu acervo, atendendo as necessidades de informação presencial e virtual. O empréstimo domiciliar é exclusivo à comunidade vinculada à instituição (ver Regimento e Normas do Serviço de Circulação).
        As bibliotecas oferecem à comunidade universitária interna o acesso à internet gratuito, administração de e-mail, digitação de trabalhos e pesquisa nos laboratórios de pesquisas acadêmicas. Oferece também, o acesso eletrônico ao catálogo on-line dos acervos das Bibliotecas do CESUPA, a bases de dados e periódicos eletrônicos, disponível na internet 24h, por meio do website <www.cesupa.br/sibic>. As bibliotecas possuem terminais de consulta disponíveis em suas instalações.
        As Bibliotecas das Unidades Almirante Barroso, Alcindo Cacela e José Malcher possuem sistema de segurança eletromagnético antifurto, possibilitando o livre acesso ao acervo e garantindo a sua integridade física. A Biblioteca da Unidade Nazaré adota o sistema semi-aberto às estanterias.
        As bibliotecas facilitam também o acesso aos portadores de necessidades especiais.

 

 

Bibliotecas do SIBIC/CESUPA
Coordenação
Biblioteca José Malcher
Tel: 91 4009-9136
E-mail:
coord-sibic@cesupa.br
Biblioteca Unidade José Malcher
Tel: 91 4009-9125
E-mail:
biblioteca-jm@cesupa.br
Biblioteca Unidade
Nazaré
Tel: 91 4009-2115
E-mail:
biblioteca_nz@cesupa.br
Biblioteca Unidade Almirante Barroso
Tel: 91 3205-9025/9028
E-mail:
biblioteca-ab@cesupa.br
Biblioteca Unidade Alcindo Cacela
Tel: 91 4009-9181
E-mail:
biblioteca-ac@cesupa.br