O CESUPA é estabelecimento de ensino particular de nível superior, mantido pela Associação cultural e Educacional do Pará - ACEPA, com sede e foro em Belém, Estado do Pará, que tem, na participação, o elemento chave para assegurar o nível de qualidade crescente, quer do ponto de vista da eficiência interna, quer do ponto de vista da eficiência externa de seus programas.
O CESUPA, consoante disposto no Art. 2º de seu regimento, tem por objetivos:
- A formação de profissionais de nível superior e a promoção de programas de pós-graduação;
- A realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
- O desenvolvimento da extensão sob a forma de cursos, prestação de serviço, consultoria, assessoria e outras modalidades de ação extensionista;
- A promoção do intercâmbio e da cooperação com instituições de ensino dos diferentes níveis, bem assim com entidades de serviços, tendo em vista o desenvolvimento da cultura, das artes, das ciências e da tecnologia;
- O emprego do processo educacional para a valorização individual do cidadão, sua adaptação social, bem como para o desenvolvimento do pensamento reflexivo;
- A promoção e o aprimoramento da cultura Amazônica.
A metodologia dos cursos do CESUPA fundamenta-se, essencialmente:
- na pedagogia da possibilidade e da integração;
- no processo de avaliação contínua, entendento o ato avaliativo como um processo de construção;
- na aprendizagem orientada no sentido de qualificar pessoas capazes de compreender a complexa realidade mundial e contextualizá-la;
- no refletir, de modo integrado, sobre os diversos e diferentes contextos;
- no aprendizado ativo destinado a conquistar o conhecimento específico e estabelecer associações e articulações pertinentes e adequadas.
Ainda no concernente à metodologia, cabe sublinhar a importância da relação professor-aluno, orientada no sentido de proporcionar ao discente o desenvolvimento de habilidades para intervir no contexto em que vive. Isto exige diálogo constante e debate efetivo, respeitadas as peculiaridades intelectuais e culturais de docentes e estudantes.
Fala-se muito em processo de aprendizagem orientada para a autonomia intelectual do aluno, isto é, que proporcione estímulo à capacidade de raciocínio discente. Ora, isto exige a ampliação do espaço e do tempo destinados a provocar no estudante essa faculdade de pensar logicamente. Para tanto, a proposta educacional do CESUPA abriga dois componentes importantes:
- seminários integradores e de complementação;
- tempo destinado ao aluno com a finalidade de ajudá-lo a refletir sobre o aprendizado das diversas unidades que compõem a estrutura curricular.