O modelo pedagógico
do curso de medicina do CESUPA fundamenta-se no paradigma da integralidade, este modelo organiza-se na concepção pedagógica centrada no
aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador
do processo. É orientado para a comunidade, utilizando várias metodologias
ativas, privilegia a problematização e aprendizagem baseada em problemas.
Pretende-se conjugar o enfoque pedagógico que melhor desenvolva os
aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender) com o foco que permite o
melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender
fazendo).
O modelo pedagógico procura ainda, integrar as dimensões biológica,
psicológica e social em todos os momentos do curso. É organizado através de módulos
educacionais orientados em sua construção pelos sistemas orgânicos, ciclos de
vida e apresentações clínicas, integrando um conjunto de conhecimentos,
habilidades e atitudes que serão desenvolvidos como objetivos educacionais.
A organização do currículo
O modelo pedagógico constitui-se de uma matriz curricular por Módulos Temáticos - MT, Interação em Saúde na Comunidade - MISC e Treinamento de Habilidades e Atitudes Profissionais - HP.
Módulos Temáticos - MT: estão organizados em assuntos que seguem uma lógica (ciclos de vida e sistemas). Tem abordagem interdisciplinar, cujo conteúdo é organizado em problemas que constituem o elemento motivador para o estudo e o momento de integração do conhecimento. Estes módulos serão realizados através das sessões tutoriais, palestras e atividades em laboratórios, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL.
São em menor número nesta forma de aprendizado, com freqüência de duas vezes por semana, sobre temas cuidadosamente escolhidos de modo a possibilitar ao aluno a integração de conhecimentos ou uma primeira aproximação de um tópico de todo desconhecido ou muito difícil.
Módulo de Interação em Saúde na Comunidade – MISC: é uma unidade desenvolvida hora/aula 50 mim e continuamente em todos os períodos do curso, fazendo parte de uma proposta educacional baseada na comunidade, com trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar. O ambiente de ensino deste módulo é a comunidade em torno da unidade básica de saúde (área de abrangência) e inclui grupos sociais, escolas, locais de trabalho, instituições sociais e famílias, entre outros.
O MISC permitirá ao estudante trabalhar com membros da comunidade, não se restringindo à temática médica estrita, mas estendendo-se em outros setores relacionados aos problemas de saúde existentes ou potencialmente identificados. Os estudantes conduzirão, em equipes, pesquisas na comunidade, desenvolvendo experiências em vigilância à saúde e em análise e solução de problemas, bem como habilidades clínicas relacionadas aos cuidados de saúde individual e da comunidade.
A meta do MISC é proporcionar aos estudantes, através de um trabalho contínuo durante todo o curso de graduação, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à prática profissional em atenção primária à saúde, tornando o futuro profissional não somente sensibilizado em relação à importância do trabalho nas unidades básicas de saúde, mas preparado para prosseguir como um participante ativo de programas de base comunitária.
Treinamento em Habilidades e Atitudes Profissionais – HP: O exercício da medicina requer não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que serão desenvolvidas durante toda a formação médica e deverão ser aperfeiçoadas na residência médica e na pós-graduação (mestrado e doutorado).
O treinamento de habilidades é um programa educativo estruturado longitudinalmente, que visa capacitar para o exercício adequado da medicina.