|
 |
|
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 4.006 horas
(10 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
AUTORIZAÇÃO
Autorização Portaria SERES/MEC nº 499, de 13/07/2018 ( DOU 17/07/2018) |
|
|
VALORES*
Turmas com 10 semestres / Ingressantes em 2021: R$1.717,18
Turmas com 10 semestres / Ingressantes em 2021 - PPA: R$1.226,55
*Todos os valores são de 2021
|
|
|
COORDENADOR DO CURSO
Profª Msc. Nilzabeth Leite Coelho.
Email: nilzabeth@cesupa.br. |
|
|
|
SOBRE O CURSO |
|
O curso constitui-se em um modelo técnico-científico-humanístico de articulação entre áreas e práticas que resultarão na formação do profissional Psicólogo visando o benefício ao indivíduo, com ênfases voltadas à:
1. Prevenção e promoção da saúde : formação centrada no caráter preventivo direcionadas à qualificação de indivíduos, grupos,
instituições e comunidades para promover saúde e qualidade de vida, e evitarem o estabelecimento ou manutenção de prejuízos ao bem-estar.
2. Processos clínicos : formação centrada na atuação clínica realizando psicodiagnósticos, aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, com base em demandas de ordem psicológica.
3. Psicologia e processos de gestão: formação centrada em competências na formação profissional para o diagnóstico, o
planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições.
A presença do curso de Psicologia marcará mais uma contribuição do CESUPA enquanto instituição formadora de cidadãos conscientes de seu papel diante da sociedade, conciliando as atribuições de formar para o desenvolvimento científico-tecnológico-econômico-social , assegurando o desenvolvimento humano, representativos da missão institucional, que consiste em formar profissionais de qualidade que dominem a realidade local e o contexto global, por meio de um projeto educacional inovador. O curso apresenta carga horária total de 4006 horas, e está programado por módulos de aprendizagem, que em sua maioria, encontram-se subdivididos em atividades distintas:
1. Grupos de Argumentação (GA): atividade envolvendo interação discente-discente, discente-docente, discussões, leituras, e demais subatividades que auxiliem no desenvolvimento de habilidades mínimas teóricas para a formação profissional que necessitam da presença/mediação do docente. O exercício de habilidades gerais e competências ligadas a Tomada de decisões, Liderança e Comunicação são exemplos do que pode ser exercitado em sala durante o GA.
2. Habilidades Práticas (HP): atividades envolvendo atuação em laboratórios, espaços externos, clínica de psicologia, dentre outros, visando treino, desenvolvimento e fortalecimento de habilidades como pré-requisitos para formação profissional.
3. Aprendizagem Autodirigida (AA): período de tempo planejado na carga horária para a seleção de material, estudo individualizado e/ou em grupo, objetivando a busca ativa e refinamento do repertório teórico-conceitual sobre assuntos, temas, e demais enfoques previstos para o processo de aprendizagem.
|
O QUE O PROFISSIONAL FAZ? |
|
O profissional trabalha multiprofissionalmente junto à indivíduos e grupos (incluindo comunidades específicas e instituições) a partir de um conjunto de competências e habilidades que podem estar voltadas à ação em pesquisa; em processos clínicos; em educação e ensino-aprendizagem; em gestão; assim como em avaliação diagnóstica.
Fundamentalmente o profissional escuta, avalia, auxilia na promoção de meios para soluções de problemas em diferentes níveis de complexidade e ambientes, melhorias da qualidade de vida e fortalecimento de potencialidades humanas.
|
RAMOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO |
|
O profissional pode atuar, destacamos as seguintes áreas:
1. Psicologia de Trânsito.
2. Docência.
3. Psicologia Educacional.
4. Psicologia Organizacional e do Trabalho.
5. Clínica.
6. Neuropsicologia.
7. Saúde-Hospitalar.
8. Psicologia Jurídica.
9. Psicologia do Esporte.
10.Psicopedagogia.
11.Psicomotricidade.
12.Psicologia Social.
|
DIFERENCIAIS |
|
- METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
Buscando a excelência acadêmica, por meio de uma formação sólida e inovadora, o curso prioriza a utilização de metodologias ativas, de modo a favorecer a construção de um profissional crítico, reflexivo, autodeterminado, responsável por sua própria formação. São exemplos: Metodologia da Problematização, Estudo de Caso, Team Based Learning, Peer Instruction, dentre outras.
- CORPO DOCENTE
O curso conta com uma equipe composta por 100% de docentes mestres e doutores, experientes no campo da ciência psicológica, elevando a qualidade do ensino e do aperfeiçoamento profissional.
- HABILIDADES PRÁTICAS
Possibilidade de práticas desde o início do curso em condições reais ou simuladas, por meio de atividades envolvendo treino de competências profissionais.
- LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS
- Laboratório de Psicologia Experimental - LPE : projetado para as atividades de práticas envolvendo a aprendizagem das bases da Psicologia Experimental, por meio da utilização de software específico composto por um modelo virtual denominado Sniffy – o rato virtual.
- Laboratório de Habilidades Práticas - LHP: útil para o estabelecimento e exercício de habilidades e competências profissionais aliadas a outras áreas de conhecimentos, como por exemplo, treino de qualificação de pessoas com foco em promoção da saúde; útil adicionalmente para atividades de pesquisa com indivíduos e grupos.
- Laboratório Morfofuncional - LM: permite o estudo de estruturas e funcionamento do indivíduo a partir das bases biológicas. No laboratório encontram-se disponíveis modelos de estruturas do corpo humano, além de materiais e equipamentos específicos que auxiliam nessa compreensão de impactos das alterações no funcionamento biológico sobre a performance global do indivíduo.
- Laboratório de Informática - LI: útil para o exercício de habilidades voltadas a pesquisa e elaboração de documentos em geral, incluindo documentação psicológica; iniciação científica; e aprendizagem autodirigida.
- SISTEMA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- Avaliação da aprendizagem de modo processual e contínuo por meio da tríade:
- Avaliação Textual (AvT): análise de todo e qualquer produção escrita, como por exemplo: Diários de Atividade, Prova escrita e individual, Prova Integrada, Relatório das Atividades Práticas.
- Avaliação Prática (AvP): composta pelas ações de exposição do discente a situações que simulem condições reais, como por exemplo: desempenho nas atividades nos laboratórios.
- Avaliação Atitudinal (AvA): avaliado o modo de agir dos discentes nas relações e na apresentação dos conteúdos. Dentre os itens integrantes dessa avaliação encontram-se, por exemplo, a participação qualitativa nos grupos de argumentação, a apresentação de informações com base em conhecimentos anteriores, o comportamento de ajuda e respeito ao colega do grupo, a capacidade de emitir e aceitar críticas, a utilização de vocabulário apropriado (técnico) relacionado ao assunto, a capacidade de autoavaliação, o compromisso, a responsabilidade, o comportamento ético.
- PARCERIAS / CONVÊNIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Visando o mais adequado treinamento em serviço dos alunos de Psicologia do CESUPA, múltiplas parcerias e convênios encontram-se estabelecidos, como por exemplo:
- DEFENSORIA PÚBLICA
- TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ
- TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO
- MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
- AFCPD - ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS E EX-EMPREGADOS DA PRODEPA
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FORMAÇÃO DE GOVERNANTES - ESCOLA DE GOVERNO
- FORTE TECNOLOGIA EM SISTEMAS
- CULTURA INGLESA
- MALUNGU (COMUNIDADE QUILOMBOLA)
- INST. PARA O DESEN. DA EDUCAÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE DO PARÁ
- C.A. COMUNICAÇÃO
- FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO
- HOSPITAL DE CLÍNICAS GASPAR
- HOSPITAL DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA
- HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA
- HOSPITAL ADVENTISTA DE BELÉM,
- HOSPITAL DA BENEMÉRITA SOCIEDADE BENEFICENTE PORTUGUESA D LUIZ I
- HOSPITAL OPHIR LOYOLA, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO DE SOUZA
- INSTITUTO EVANDRO CHAGAS
- PREVENTÓRIO SANTA TEREZINHA,
- CENTRO SOCIAL SANTO AGOSTINHO,
- UNICID – ENSINO A DISTÂNCIA
- MSU - UNIVERSITY MISSOURI STATE (EUA)
- UDE – UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA (URUGUAI)
- UMKC – UNIVERSITY OF MISSOURI – KANSAS (EUA)
- UNIVERSIDADE DO PORTO (PORTUGAL)
- INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA
- BLUEFIELD COLLEGE (EUA)
|
MATRIZ CURRICULAR |
|
* A matriz curricular pode sofrer alterações no decorrer do curso, observado o Regimento Geral do Cesupa e as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Para maiores informações entre em contato com a coordenação do curso.
|
MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES A PARTIR DO PROCESSO SELETIVO 2019
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA SEMANAL/AULA (50 MINUTOS) |
CH Estudo Auto Dirigido |
CH (50 MIN) |
CH (60 MIN) |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Extensão |
1º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Bases da Psicologia Experimental |
3 |
3 |
- |
2 |
160 |
133 |
Biologia do Comportamento Humano |
4 |
2 |
- |
2 |
160 |
133 |
Fases da Vida I: Gestação, Nascimento e Infânica |
5 |
0 |
- |
1 |
120 |
100 |
Metodologia Científica |
2 |
0 |
- |
0 |
40 |
33 |
TOTAL |
14 |
5 |
0 |
5 |
480 |
399 |
2º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia |
3 |
0 |
- |
1 |
80 |
67 |
Comportamento Organizacional |
3 |
3 |
- |
1 |
140 |
117 |
Inclusão e Acessibilidade |
3 |
3 |
- |
1 |
140 |
117 |
Psicobiologia do Comportamento Humano |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
TOTAL |
13 |
6 |
- |
4 |
460 |
384 |
3º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Atuação Profissional nas Interações Grupais |
2 |
3 |
- |
1 |
120 |
100 |
Saúde Coletiva |
2 |
0 |
2 |
0 |
80 |
67 |
Fases da Vida II: Pré-adolescência e Adolescência |
2 |
3 |
- |
1 |
120 |
100 |
Estágio Núcleo Comum I |
2 |
3 |
- |
0 |
100 |
100 |
TOTAL |
8 |
9 |
2 |
2 |
420 |
367 |
4º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Métodos de Estudos em Psicologia |
3 |
0 |
- |
1 |
80 |
67 |
Processos de Gestão de Pessoas I |
3 |
3 |
- |
1 |
140 |
117 |
Psicopatologia e Psicofarmacologia |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
Estágio Núcleo Comum II |
2 |
3 |
- |
0 |
100 |
100 |
TOTAL |
12 |
6 |
0 |
3 |
420 |
367 |
5º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Fases da vida III: vida adulta e idoso |
3 |
2 |
- |
1 |
120 |
100 |
Processos de Gestão de Pessoas II |
3 |
3 |
- |
1 |
140 |
117 |
Extensão com Interação Comunitária I |
0 |
0 |
6 |
1 |
140 |
117 |
Psicologia Positiva |
3 |
0 |
- |
1 |
80 |
67 |
TOTAL |
9 |
5 |
6 |
4 |
480 |
401 |
6º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Temas em Psicologia |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
Elaboração de documentos psicológicos e ética profissional |
3 |
0 |
- |
1 |
80 |
67 |
Políticas públicas e a Psicologia |
2 |
2 |
- |
1 |
100 |
83 |
Processos de Avaliação Psicológica |
3 |
2 |
- |
1 |
120 |
100 |
Eletiva I |
3 |
0 |
- |
0 |
60 |
50 |
TOTAL |
15 |
4 |
0 |
4 |
460 |
383 |
7º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Neuropsicologia |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
Tópicos avançados em Psicologia |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
Bases da clínica cognitivista e comportamental |
3 |
2 |
- |
1 |
120 |
100 |
Bases da clínica Centrada na Pessoa |
3 |
2 |
- |
1 |
120 |
100 |
Eletiva II |
3 |
0 |
- |
0 |
60 |
50 |
TOTAL |
14 |
0 |
0 |
4 |
500 |
416 |
8º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Práticas em Gestão de Pessoas |
2 |
2 |
- |
1 |
100 |
83 |
Extensão com Interação Comunitária II |
0 |
0 |
6 |
1 |
140 |
117 |
Bases da clínica Psicanalítica |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
Bases da clínica Gestáltica |
4 |
0 |
- |
1 |
100 |
83 |
TOTAL |
10 |
2 |
6 |
4 |
440 |
366 |
9º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Trabalho de Curso I (TC I) |
2 |
0 |
- |
0 |
60 |
50 |
Estágio em Processos Clínicos |
0 |
27 |
- |
0 |
160 |
160 |
Estágios Eletivos |
0 |
25 |
- |
0 |
120 |
120 |
Extensão com Interação Comunitária III |
0 |
0 |
6 |
2 |
160 |
133 |
TOTAL |
2 |
52 |
6 |
2 |
500 |
463 |
10º PERIODO |
|
|
|
|
|
|
Trabalho de Curso II (TC II) |
2 |
0 |
- |
0 |
20 |
17 |
Estágio em Processos Avaliativos |
0 |
27 |
- |
0 |
160 |
160 |
Estágio em Processos Organizativos |
0 |
27 |
- |
0 |
160 |
160 |
TOTAL |
2 |
54 |
0 |
0 |
340 |
337 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Distribuição por Período |
CARGA HORÁRIA (60 MINUTOS) |
CH Sem (Teórica) |
CH Sem (Prática) |
CH Total |
3º PERÍODO |
Estágio Núcleo Comum I |
|
100 |
100 |
4º PERÍODO |
Estágio Núcleo Comum II |
|
100 |
100 |
9º PERÍODO |
Estágio em Processos Clínicos |
- |
160 |
160 |
Estágios Eletivos |
- |
120 |
120 |
10º PERÍODO |
Estágio em Processos Avaliativos |
- |
160 |
160 |
Estágio em Processos Organizativos |
- |
160 |
160 |
Total |
- |
800 |
800 |
QUADRO RESUMO DA ESTRUTURA CURRICULAR POR ATIVIDADE
ATIVIDADE |
CH/AULA(50 MINUTOS) |
CH (60 MINUTOS) |
% |
DISCIPLINAS |
3700 |
3083 |
0,7625 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
800 |
800 |
0,2077 |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR |
120 |
120 |
0,03 |
Total |
4620 |
4003 |
1 |
Carga Horária de Extensão |
520 |
432 |
0,1079 |
* MATRIZ CURRICULAR SUJEITA À ALTERAÇÃO. |
|
 |
|
|