|
|
 |
|
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 3.400 horas (8 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria MEC/SERES nº 914, de 27/12/2018
D.O.U: 28/12/2018
|
|
|
VALORES*
Turmas com 8 semestres / Ingressantes em 2021: R$1.946,88
Turmas com 8 semestres / Ingressantes em 2021 - PPA: R$1.297,92
*Todos os valores são de 2021
|
|
|
COORDENADOR DO CURSO
Profª Msc. Alessandra Natasha Alcântara Barreiros
Email: natasha@cesupa.br |
|
|
|
CONCEPÇÃO DO CURSO |
|
O Projeto Pedagógico do BCC do CESUPA está em constante evolução e aprimoramento, tendo como premissas básicas manter sintonia com os padrões de qualidade definidos nacionalmente para cursos de computação e estar coerente com o Projeto Pedagógico Institucional.
Sua concepção está orientada pelas diretrizes curriculares para cursos da Área de Computação e Informática e pelos documentos referentes ao Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação.
As diretrizes curriculares da área de Computação e Informática definem que:
... os cursos que têm a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, devem visar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Deve ser dado nesses cursos uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no projeto e construção de software e no projeto de hardware .
Além disso, as diretrizes para os cursos que tem a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, direcionam a formação de recursos humanos para evolução tecnológica da computação, sintetizando que os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos na utilização e desenvolvimento eficiente das tecnologias para esta área. Esses cursos enfatizam a tecnologia da computação e possuem um enfoque nas suas bases teóricas. Os egressos desses cursos são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação stricto-sensu, responsáveis pelo desenvolvimento científico da área de ciência da computação.
A estrutura curricular do curso e a metodologia aplicada em sua implementação oferecem ao aluno, ao mesmo tempo, uma formação com forte embasamento teórico-científico aliada a aspectos práticos que visam conhecer os princípios empregados na aplicação desta base no desenvolvimento tecnológico. A formação pretendida resulta, assim, de uma combinação apropriada entre a estrutura curricular e a metodologia do curso.
Finalmente, vale ressaltar que as estruturas curriculares dos cursos de graduação da Área de Computação e Informática do CESUPA estão moldadas dentro de um formato baseado em Projetos Integrados, responsáveis por agrupar um conjunto de disciplinas com características e finalidades comuns, em torno de eixos temáticos, a cada semestre. Este tipo de aprendizado visa fortalecer a inter e multidisciplinaridade, comum em situações reais no mercado de trabalho, incentivar a pesquisa, a produção científica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
|
OBJETIVOS DO CURSO |
|
O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.
O1. |
Fornecer um embasamento necessário para que o bacharel em Ciência da Computação seja capaz de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos visando contribuir para o avanço dessa área no Brasil e mais especificamente na região Norte do país; |
O2. |
Formar profissional competente que possa atender às necessidades da sociedade moderna, construindo soluções computacionalmente viáveis e eficientes, envolvendo as mais variadas áreas da computação e integrando conhecimentos multidisciplinares; |
O3. |
Propiciar fundamentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa prosseguir na carreira acadêmica, em cursos de pós-graduação ou em atividades de pesquisa visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia; |
O4. |
Formar profissional com uma postura pró-ativa capaz de conceber e implementar projetos empreendedores que venham a contribuir para o desenvolvimento da área e possibilitar uma utilização mais racional da computação pela sociedade; |
O5. |
Formar profissional consciente da necessidade de permanente atualização e plenamente capaz de acompanhar e se adaptar às constantes evoluções da área de computação; |
O6. |
Formar o bacharel em Ciência da Computação como um profissional preocupado em exercer sua profissão pautado em elevados padrões de ética e moral, compreendendo o contexto social no qual está inserido e a legislação específica da área; |
O7. |
Formar profissional consciente de seu papel na sociedade e conhecedor dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, mantendo uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação. |
A consecução dos objetivos do curso concretiza-se através de um planejamento curricular detalhado, fundamentado nas diretrizes para cursos de graduação da área de Computação e Informática do MEC, nos anais dos Cursos de Qualidade e nas recomendações do Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde é garantida a convergência da determinação do perfil profissional e do comprometimento com valores éticos, sociais e culturais que fazem parte da concepção político-filosófica do CESUPA.
|
PERFIL DO EGRESSO |
|
O perfil dos egressos que o curso de BCC do CESUPA pretende formar está detalhado neste item, destacando-se os requisitos considerados como relevantes para os profissionais da área, as classes de problemas que os mesmos estarão capacitados a resolver e as habilidades que devem possuir, definindo capacidades cognitivas e práticas para que o profissional desempenhe bem as suas atividades. São descritas, também, as funções que o egresso poderá exercer no mercado de trabalho e a capacidade de adaptação à evolução da computação e de suas tecnologias que o mesmo deve possuir.
|
MATRIZ CURRICULAR |
* A matriz curricular pode sofrer alterações no decorrer do curso, observado o Regimento Geral do Cesupa e as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Para maiores informações entre em contato com a coordenação do curso.
|
MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES A PARTIR DO PROCESSO SELETIVO 2018
Distribuição por Período |
CARGA HORÁRIA (50 MINUTOS) |
CARGA HORÁRIA (60 MINUTOS) |
CH sem |
|
1º PERÍODO |
PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARE |
1º |
5 |
100 |
83 |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA CIENTISTA |
1º |
4 |
80 |
67 |
ALGORITMO E CODIFICAÇÃO DE SISTEMAS |
1º |
4 |
80 |
67 |
LÓGICA DIGITAL |
1º |
4 |
80 |
67 |
ÁLGEBRA LINEAR |
1º |
3 |
60 |
50 |
NEGÓCIOS DIGITAIS |
1º |
3 |
60 |
50 |
|
Total |
23 |
460 |
384 |
2º PERÍODO |
|
|
|
|
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS |
2º |
4 |
80 |
67 |
LABORATÓRIO DE APLICATIVOS MOBILE |
2º |
3 |
60 |
50 |
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
2º |
4 |
80 |
67 |
RESOLUÇÃO DISCRETA DE PROBLEMAS |
2º |
5 |
100 |
83 |
LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA |
2º |
3 |
60 |
50 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA |
2º |
2 |
40 |
33 |
|
Total |
21 |
420 |
350 |
3º PERÍODO |
|
|
|
|
ESTRUTURAS DE DADOS |
3º |
3 |
60 |
50 |
LABORATÓRIO DE SISTEMAS EMBARCADOS |
3º |
3 |
60 |
50 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO C |
3º |
3 |
60 |
50 |
SISTEMAS OPERACIONAIS |
3º |
4 |
80 |
67 |
INTERFACE DE SOFTWARE |
3º |
2 |
40 |
33 |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS |
3º |
3 |
60 |
50 |
PROJETO INTEGRADO I – HARDWARE |
3º |
2 |
40 |
33 |
|
Total |
20 |
400 |
333 |
4º PERÍODO |
|
|
|
|
RESOLUÇÃO DIFERENCIAL DE PROBLEMAS |
4º |
4 |
80 |
67 |
TEORIA DE GRAFOS |
4º |
3 |
60 |
50 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADA (PYTHON) |
4º |
4 |
80 |
67 |
DESIGN DE BANCO DE DADOS |
4º |
3 |
60 |
50 |
TELECOMUNICAÇÕES E INFRAESTRUTURA DE REDES |
4º |
4 |
80 |
67 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE |
4º |
4 |
80 |
67 |
|
Total |
22 |
440 |
368 |
|
|
|
|
|
5º PERÍODO |
|
|
TEORIA DA COMPUTABILIDADE |
6º |
3 |
60 |
50 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIVARIÁVEIS |
5º |
3 |
60 |
50 |
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO (entra PROLOG) |
5º |
3 |
60 |
50 |
REDES DE COMPUTADORES (TCP/IP e SNMP) |
5º |
3 |
60 |
50 |
QUALIDADE E PROJETO DE SOFTWARE |
5º |
3 |
60 |
50 |
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS (Prolog aplicado) |
5º |
3 |
60 |
50 |
CIÊNCIA DE DADOS |
5º |
3 |
60 |
50 |
PROJETO INTEGRADO II – SOFTWARE |
5º |
2 |
40 |
33 |
|
Total |
23 |
460 |
383 |
6º PERÍODO |
|
|
ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS |
8º |
3 |
60 |
50 |
MODELAGEM ESTATÍSTICA |
6º |
4 |
80 |
67 |
COMPILADORES |
6º |
4 |
80 |
67 |
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS |
6º |
3 |
60 |
50 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
6º |
3 |
60 |
50 |
INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES |
6º |
3 |
60 |
50 |
GEOMETRIA ANALÍTICA |
6º |
3 |
60 |
50 |
|
Total |
23 |
460 |
384 |
7º PERÍODO |
|
|
ELETIVA 1 |
7º |
2 |
40 |
33 |
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA |
7º |
3 |
60 |
50 |
ESPECIFICAÇÃO FORMAL |
7º |
3 |
60 |
50 |
MACHINE LEARNING E OTIMIZAÇÃO |
7º |
3 |
60 |
50 |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
7º |
3 |
60 |
50 |
PROJETO INTEGRADO III - INTELIGENCIA COMPUTACIONAL / COMUNICAÇÃO DE DADOS |
7º |
2 |
40 |
33 |
TRABALHO DE CURSO I* |
7º |
3 |
60 |
50 |
|
Total |
19 |
380 |
316 |
8º PERÍODO |
|
|
|
|
ELETIVA 2 |
8º |
2 |
40 |
33 |
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO |
8º |
3 |
60 |
50 |
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS |
8º |
3 |
60 |
50 |
PROCESSAMENTO DE IMAGENS |
8º |
3 |
60 |
50 |
TRABALHO DE CURSO II* |
8º |
1 |
20 |
17 |
ESTÁGIO CURRICULAR |
- |
- |
300 |
300 |
|
TOTAL |
12 |
240 |
200 |
QUADRO RESUMO DA ESTRUTURA CURRICULAR POR ATIVIDADE |
|
|
|
CH 50 MINUTOS |
CH 60 MINUTOS |
TOTAL DISCIPLINAS |
|
163 |
3260 |
2718 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
|
- |
300 |
300 |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR |
|
- |
200 |
200 |
TOTAL GERAL |
|
163 |
3760 |
3218 |
MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES ATÉ O PROCESSO SELETIVO 2018
DISCIPLINAS |
HORA AULA/50 MINUTOS |
1° PERÍODO |
LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I |
100 |
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO |
80 |
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO |
60 |
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO |
80 |
ÁLGEBRA LINEAR |
60 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
60 |
Sub Total |
440 |
2° PERÍODO |
LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II |
80 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I – PROLOG |
60 |
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
80 |
MATEMÁTICA DISCRETA |
100 |
NOÇÕES DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA |
60 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA |
40 |
Sub Total |
420 |
3º PERÍODO |
ESTRUTURAS DE DADOS |
80 |
LABORATÓRIO DE SISTEMAS EMBARCADOS |
60 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II - LINGUAGEM C |
60 |
SISTEMAS OPERACIONAIS |
80 |
CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS |
60 |
PROJETO INTEGRADO I - HARDWARE |
40 |
Sub Total |
380 |
4º PERÍODO |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
80 |
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS |
60 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃOIII –PROGRAMAÇÃO AVANÇADA |
80 |
BANCO DE DADOS I |
60 |
REDES DE COMPUTADORES I (COMUNICAÇÃO DE DADOS) |
80 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE I |
80 |
Sub Total |
440 |
5º PERÍODO |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
60 |
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO |
60 |
REDES DE COMPUTADORES II (TCP/IP) |
60 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE II |
60 |
INTERFACE DE SOFTWARE |
60 |
BANCO DE DADOS II |
60 |
PROJETO INTEGRADO II – SOFTWARE |
40 |
Sub Total |
400 |
6º PERÍODO |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA |
80 |
TEORIA DA COMPUTABILIDADE |
60 |
COMPILADORES |
80 |
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS |
60 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I |
60 |
INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES |
60 |
PROJETO INTEGRADO III - COMUNICAÇÃO DE DADOS |
40 |
Sub Total |
440 |
7º PERÍODO |
GEOMETRIA ANALÍTICA |
60 |
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA |
80 |
MÉTODOS FORMAIS |
60 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II |
60 |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
60 |
PROJETO INTEGRADO IV - INTELIGENCIA COMPUTACIONAL |
40 |
Sub Total |
360 |
8º PERÍODO |
ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS |
60 |
TRABALHO DE CURSO |
60 |
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO I |
60 |
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS |
60 |
PROCESSAMENTO DE IMAGENS |
60 |
Sub Total |
360 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
300 |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR |
200 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
3.400 |
MATRIZ CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES ATÉ PROCESSO SELETIVO 2014/2
DISCIPLINAS |
HORA AULA/50 MINUTOS |
1° PERÍODO |
LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I |
100 |
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO |
80 |
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO |
60 |
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO |
80 |
ÁLGEBRA LINEAR |
60 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
60 |
Sub Total |
440 |
2° PERÍODO |
LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II |
80 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I – PROLOG |
60 |
ARQUITETURA DE COMPUTADORES |
80 |
MATEMÁTICA DISCRETA I |
60 |
ESTATÍSTICA |
40 |
NOÇÕES DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA |
60 |
PROJETO INTEGRADO I - INICIAÇÃO CIENTÍFICA |
60 |
Sub Total |
440 |
3º PERÍODO |
ESTRUTURAS DE DADOS |
100 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II - JAVA AVANÇADO |
60 |
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
80 |
MATEMÁTICA DISCRETA II |
40 |
SISTEMAS OPERACIONAIS |
100 |
CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS |
60 |
PROJETO INTEGRADO II - CIRCUITOS DIGITAIS |
60 |
Sub Total |
500 |
4º PERÍODO |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃOIII – C |
80 |
TEORIA DA COMPUTABILIDADE |
60 |
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS |
60 |
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO |
60 |
BANCO DE DADOS I |
80 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
80 |
PROJETO INTEGRADO III – PROGRAMAÇÃO |
60 |
Sub Total |
480 |
5º PERÍODO |
COMPILADORES |
80 |
REDES DE COMPUTADORES I (COMUNICAÇÃO DE DADOS) |
80 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE I |
80 |
BANCO DE DADOS II |
60 |
ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS |
40 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
60 |
PROJETO INTEGRADO IV – TEORIA DA COMPUTAÇÃO |
60 |
Sub Total |
460 |
6º PERÍODO |
ENGENHARIA DE SOFTWARE II |
80 |
REDES DE COMPUTADORES II (TCP/IP) |
80 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I |
60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA |
60 |
PROBABILIDADE |
60 |
ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS |
60 |
PROJETO INTEGRADO V - ENGENHARIA DE SOFTWARE |
60 |
Sub Total |
460 |
7º PERÍODO |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II |
60 |
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS |
80 |
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA |
80 |
INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES |
80 |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
80 |
PRÁTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO I |
40 |
PROJETO INTEGRADO VI - REDES DE COMPUTADORES |
60 |
Sub Total |
480 |
8º PERÍODO |
SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES |
60 |
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS |
80 |
LEGISLAÇÃO PARA INFORMÁTICA |
40 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO I - COMPUTAÇÃO MÓVEL |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO II - PROCESSAMENTO DE IMAGENS |
60 |
PRÁTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO II |
40 |
TRABALHO DE CURSO- PROJETO INTEGRADO VII |
60 |
Sub Total |
400 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
300 |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR |
250 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
4.210 |
|
 |
|
|