Siga            
Início » Pós-Graduação » Mestrado
Mestrado em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional

OBJETIVOS

O objetivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, é possibilitar o desenvolvimento da pesquisa voltada para a atuação, debate e busca por soluções que o Direito contemporâneo enfrenta no cenário amazônico.

O Mestrado acadêmico revelou claramente esse objetivo, ao estabelecer como área de concentração: Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.

Foram eleitas duas linhas da pesquisa: a) Direito, Políticas Públicas e Direitos Humanos e b) Direito, Ambiente e Desenvolvimento Regional.
Esse Mestrado surge, assim, como uma inovação ao pretender estimular a formação de profissionais/acadêmicos dotados de elevados padrões científicos, mas perfeitamente conscientes dos desafios do desenvolvimento na Amazônia e do papel reservado para o Direito enquanto ambiente de debate, consideração, crítica e resolução dos problemas daí derivados.

A grade curricular do programa de mestrado reflete rigidamente as diretrizes discutidas pela área, isto é, está composta por disciplinas obrigatórias (formação básica) e disciplinas por subáreas de concentração, conforme especificado no item ‘grade curricular’.

Dessa forma, o Mestrado acadêmico proposto destaca-se no cenário nacional por sua vocação desde as origens em capacitar a analise dos problemas amazônicos a partir da pesquisa local e aliada a uma completa formação cientifica.

A finalidade especifica do Programa é assegurar a qualidade das dissertações, manter o número ideal de docentes-discentes – sem, entretanto, comprometer as funções sociais de formação de pessoal qualificado e difusão do conhecimento acadêmico-científico –, ampliar e divulgar a integração com a graduação, e consolidar e socializar ainda mais os resultados da produção acadêmica realizada por meio da inserção internacional.