A estrutura curricular se distribui em 4 disciplinas de caráter obrigatório( 16 créditos), com o objetivo de conferir o conhecimento absoluto do Programa e ressaltar o aprimoramento metodológico do trabalho científico. Disciplinas optativas, num total de 12 (42 créditos), abrangem a diversidade dos conteúdos a que se referem as linhas de pesquisa do Programa : Patologia Oral e Biomateriais e novas tecnologias. O aluno deverá integralizar um total de 42 créditos.
Ao ingressar no MPCO, o aluno vincula-se automaticamente a um orientador e a uma linha de pesquisa. O orientador organiza um plano de trabalho que inclui atividades de pesquisa, ensino e extensão. Objetivos de produção intelectual e técnica são contemplados neste planejamento. Dessa forma, o aluno, desde o início, consegue visualizar suas metas e como essas atividades estão relacionadas aos objetivos de formação do programa. Durante o primeiro ano, deverá cursar as quatro disciplinas obrigatórias e escolher as disciplinas optativas que mais se adequem ao plano de trabalho sugerido pelo orientador. Nesta primeira etapa é discutido o projeto de pesquisa que culminará, ao final deste período, com a qualificação do projeto de dissertacão. No segundo ano, finaliza os créditos com disciplinas optativas e intensifica as atividades relacionadas à preparação da dissertação.
DISCIPLINAS |
METODOLOGIA CIENTÍFICA E BIOESTATÍSTICA |
 |
Ementa:
Metodologia científica; ciência e conhecimento científico; método científico; pesquisa e desenvolvimento científico; métodos de pesquisa científica; organização e orientação da pesquisa científica; consulta da literatura; difusão do conhecimento científico. Uso da informática em atividades de assistência em ensino e pesquisa. Criação de banco de dados. Elaboração de gráficos estatísticos, criação e gerenciamento de bancos de dados e planilhas eletrônicas, usando os recursos disponíveis em informática.
|
BIOÉTICA |
 |
Ementa:
Origem, conceitos, correntes e fundamentos da Bioética. Pressupostos teóricos da bioética. Desafios éticos relacionados ao início da vida. Desafios éticos relacionados ao fim da vida. Pesquisa envolvendo seres humanos e outros animais. Humanização. Violência. Biomateriais. Bioética e Saúde Bucal.
|
COMUNICAÇÃO E DIDÁTICA NO ENSINO |
 |
Ementa:
O ensino odontológico no Brasil; articulação entre o plano de ensino, plano de unidade e projeto político-pedagógico; recursos didáticos e técnicas de ensino-aprendizagem; comunicação: aspectos relacionados ao ensino e à prestação de serviço
|
PRÁTICA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA |
 |
Ementa:
Elaboração de material didático inovador: vídeo-aulas, tutoriais, manuais de prática clínica e laboratorial; desenvolvimento de software ou ferramentas eletrônicas em Odontologia para aplicação no ensino e ou prática clínica. Elaboração de projetos empreendedores em Odontologia.
|
EPIDEMIOLOGIA ORAL NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA |
 |
Ementa:
Fundamentos da epidemiologia: bases históricas e conceituais. O uso da epidemiologia na saúde e na doença. O método de investigação epidemiológica. Indicadores e índices. Determinantes. Fatores de risco e proteção. Sistemas de informação em saúde. Transição epidemiológica, demográfica e nutricional. Estudo do conceito de saúde e do processo saúde doença na coletividade analisando os determinantes e condicionantes econômicos, sociais e políticos da região amazônica para a formulação de políticas de saúde bucal.
|
TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA |
 |
Ementa:
|
FÁRMACOS E FITOTERÁPICOS DA AMAZÔNIA |
 |
Ementa:
Biodiversidade, fitofármacos e fitoterápicos. Produtos de origem vegetal e o desenvolvimento de medicamentos. Processos e métodos para seleção, extração e análise de matérias- primas vegetais. Estudo dos principais grupos de metabólitos vegetais de interesse farmacêutico
Análise dos aspectos regulatórios de matérias-primas vegetais e medicamentos fitoterápicos. Investigação sobre a utilização da fitoterapia na Odontologia
|
DIAGNÓSTICO ORAL |
 |
Ementa:
Métodos de pesquisa para orientar e discutir a importância da integração de todos os recursos utilizados para o diagnóstico dos diversos processos patológicos que acometem a região bucomaxilofacial, incluindo o exame clínico, imagiológico e análises laboratoriais.
|
TÓPICOS AVANÇADOS EM CLÍNICA INTEGRADA I |
 |
Ementa:
Discussão do diagnóstico e elaboração de plano de tratamento clínico integrado. Execução de tratamentos odontológicos, de média complexidade, integrando conhecimentos nas especialidades de Periodontia, Endodontia, Dentística. Avaliação e planejamento do programa de manutenção preventiva. Investigação sobre conduta terapêutica medicamentosa
|
GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA |
 |
Ementa:
Políticas de Saúde no Brasil e no mundo. Fundamentos da gestão pública com ênfase no SUS. Gestão de serviços de saúde. Práticas de saúde, concepções, princípios e novos paradigmas. Atenção Básica, Secundária e Terciária. Estratégia Saúde da Família e sua expansão na atenção. Acolhimento, vínculo, trabalho em equipe, qualidade da atenção. Financiamento e Planejamento em Saúde.
|
DIAGNÓSTICO DAS PATOLOGIAS ORAIS PREVALENTES NA AMAZÔNIA |
 |
Ementa:
Analisar a integração dos fundamentos teóricos de semiologia das lesões, com os princípios de semiotécnica cirúrgica direcionados ao diagnóstico das entidades patológicas que acometem a região bucomaxilofacial mais frequentes na região da Amazônia legal, incluindo cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecido mole decorrente de ferimento por armas brancas regionais, doenças infecciosas típicas de climas tropicais com repercussão na cavidade bucal; doenças infecciosas bucais típicas de regiões com índices de desenvolvimento humano baixo e moderado.
|
BIOMATERIAIS APLICADOS A ODONTOLOGIA |
 |
Ementa:
Classificação e evolução; biomateriais aplicados em odontologia
|
PRÁTICA DOCENTE |
 |
Ementa:
Importância da integração graduação e pós-graduação; prática supervisionada de orientação de iniciação científica; a prática docente supervisionada em laboratórios e clínicas.
|
GESTÃO DE INOVAÇÃO |
 |
Ementa:
Discutir o processo de geração de inovação tecnológica e transferência de tecnologia; estudar o processo de registro e patentes e a transferência de propriedade intelectual; estudar a estrutura administrativa de órgãos nacionais e internacionais de controle de propriedade intelectual.
|