HISTÓRICO E ESTRUTURA

O PPGD surgiu como resultado de várias iniciativas que identificaram a capacidade de desenvolvimento de um ambiente de pesquisa sustentável e com aptidão para contribuir para o desenvolvimento da região amazônica.

As atividades de Pós-Graduação em Direito se iniciaram com a organização da equipe de professores que formariam os núcleos do curso inseridos no planejamento institucional. Inicialmente, os grupos de pesquisa foram estruturados tanto para reunir as investigações conduzidas como também para viabilizar a consolidação dos projetos no âmbito do curso de Direito.

Em 2012, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou o primeiro Programa Stricto Sensu do CESUPA em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional que vem contribuir com a ampliação do conhecimento a partir da pesquisa e produção científica nas áreas abordadas no programa.

Na história do PPGD, o doutorado surge como resultado da evolução natural do mestrado e se apresenta como um estágio necessário e indispensável, levando em consideração os desafios a que se propõe.