Caríssimos Alunos, Professores, Colaboradores e Gestores,

Temos, juntos, desafiado o novo contexto da educação. Cada um de nós contribui para superar alguns obstáculos em comum: o encontro de novas formas de aprendizado, a adaptação das metodologias, a constante inovação dos conceitos, a transformação digital ou ainda a instigante necessidade de uma transformação cultural.

Resultado disso são as conquistas deste primeiro semestre de 2021. Elas comprovam a excelência de toda a comunidade Cesupa, colocando em relevo nosso compromisso com uma educação de qualidade e propósito, que prepara não apenas para a sala de aula e avaliações acadêmicas, mas também para um mundo do trabalho reformatado, que igualmente tem se transformado muito de um ano para cá.

No Cesupa, é este novo cenário que desejamos desvendar junto com a nossa comunidade. Como ninguém faz nada sozinho, traçamos este caminho sempre de forma colaborativa com instituições, órgãos e empresas parceiras, comungando valores e princípios. Neste ecossistema de cooperação, buscamos ofertar experiências significativas, que se conectem com as exigências atuais e agreguem para a formação de cada aluna e aluno ao potencializar suas próprias habilidades. 

No 1º semestre, conquistamos novas oportunidades para a formação de nossos alunos, com o esforço coletivo de nossos coordenadores e professores.

 

Exemplo disso é o projeto Amazon Experience | Cesupa Virtual Challenge, que teve sua segunda edição no primeiro semestre e já conta com uma terceira edição confirmada para outubro de 2021. O projeto integra estudantes de todo o mundo em um desafio virtual para propor soluções empreendedoras conectadas à realidade da nossa região, em colaboração com empresas locais. Construímos novas parcerias no exterior e disciplinas internacionais, como E-commerce e Empreendedorismo, em parceria com a MSU (Missouri State University). Realizamos a II Semana do Cérebro e fomos destaque internacional em Neurociência. Tivemos avanços substantivos na Simulação Realística, fomentamos a certificação de docentes, agora instrutores em Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia e estamos caminhando rumo ao credenciamento da American Heart Association. Reunidos em equipe, nossos alunos criaram um projeto de incentivo à arte durante a pandemia, o que nos levou à importante conquista na competição Global Challenge. Juntamente com o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), promovemos o Seminário Improbidade e(m) Prática, tema da maior relevância para o nosso país.

Empreendedorismo e inovação afirmam-se cada vez mais nos percursos curriculares de nossos cursos, materializados em diversas iniciativas e eventos como a Feira de Empreendedorismo Universitário; plataforma Cesupa Carreiras, com vagas e treinamentos para o mercado; eventos online liderados por alunos e professores, como lives, webinars e apresentações: VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica "Professora Elza Dantas", XVII Edição do Computação Amostra, Percursos e Percalços da História da Farmácia no Brasil, IV Fórum Científico de Nutrição, Gincana de Saúde Coletiva - Odontologia, Semana Inspira(ação) de Psicologia, Desafio da Enfermagem, Alquimias Urbanas - Engenharia Civil e Arquitetura, Desafio Cesupa Mauá, Projeto "Crer e Ser", Projeto Integrado para Produção de Protótipos - Fisioterapia e BCC/ECOMP/Geta, entre outros. E coroando o primeiro semestre, nossos docentes apresentaram um número recorde de relatos no 4º Fórum de Aprendizagem Ativa & Inovação Acadêmica do Cesupa.

Com notável determinação, senso de responsabilidade e solidariedade, continuamos o atendimento em saúde para a comunidade, no Centro de Especialidades Médicas, no Laboratório de Análises Clínicas, na Clínica de Fisioterapia e na Clínica Odontológica; e a orientação jurídica gratuita para a população em serviços como o Núcleo de Prática Jurídica e as Clínicas de Direitos Humanos e de Combate ao Superendividamento.

Peço licença para relembrar também uma das conquistas que resulta de um longo e coletivo esforço institucional: a nota do IGC (Inep/MEC). Com esta nota, por dois anos consecutivos, alcançamos o primeiro lugar entre as particulares do Pará. Temos orgulho de incentivar um processo de ensino-aprendizagem baseado em iniciativas acadêmicas inovadoras e na cooperação interinstitucional, atitude que faz parte de quem somos e da nossa história enquanto instituição comprometida com a ciência, com a educação e com a transformação da sociedade em que estamos inseridos.

 

Assim, nos preparamos para o início, em agosto, de um novo ciclo acadêmico, com mais inovações. Dentre elas, um Hackathon Jurídico em que nossos alunos solucionarão problemas reais de escritórios de Belém, além da inauguração de um novo campus, concebido a partir de um projeto contemporâneo e com espaços inovadores de ensino. Ainda no segundo semestre, este novo campus receberá o V CDIO Brazilian Meeting, evento internacional que envolverá os alunos das Engenharias Civil, de Computação, de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

Houve muitos outros feitos no semestre recém-encerrado, cujo registro alongaria demasiadamente esta saudação, que a rigor é uma espécie de conclamação. O importante é que cada um sabe o quanto aprendeu e o quanto contribuiu para o aprendizado do outro.

Há, entretanto, uma nota que não posso deixar escapar: o nosso mais sincero e profundo agradecimento a todos e a cada um, dedicados diuturnamente ao avanço da vacinação no seio de nossa comunidade de alunos, professores e colaboradores. Vocês têm sido anjos em nossas vidas. Neste tempo de desespero, ajudam a nos devolver a esperança. Muito obrigado!

E é com imensa esperança que seguimos para mais um semestre com o compromisso de, juntos, avançarmos na evolução de um projeto alinhado às mudanças esperadas e exigidas pelo contexto em que vivemos. O Cesupa permanece atento, vigilante e comprometido para firmar-se como um ambiente que proporcione uma formação superior segura, que favoreça o desenvolvimento de boas e consistentes experiências para cada um de seus estudantes.

Aproveitem as férias, com alegria, leveza e em segurança!

Nos vemos em breve,

Sérgio Fiuza de Mello Mendes - Reitor do Cesupa.