Caríssimos Alunos, Professores, Colaboradores e Gestores,

Conforme anteriormente programado e noticiado, o Cesupa fará uma pausa, completando o período de férias, para em seguida retomar o curso do ano letivo de 2020.

Com efeito, o semestre que ora se encerra constituiu-se num enorme desafio e aprendizado para todos. Envolvidos por uma gama de sentimentos que nos alcançaram nos últimos meses, buscamos juntos caminhos de superação e, de certo modo, de reinvenção, sem que nos afastássemos de nossos princípios e propósitos.

Chegamos até aqui em meio a inúmeras dificuldades, porém sem descurar do cumprimento de nossas obrigações. A adversidade nos fez aliados da diversidade. Aulas síncronas on-line, liveswebinars, jornadas acadêmicas, colóquios nacionais e internacionais, entre outras atividades, fizeram parte da nossa agenda. A imaginação criativa e a inovação continuarão a nos acompanhar nessa trajetória.

Tratamos também de alguns assuntos que nos instigaram o pensamento nesses tempos. Falamos sobre o desenvolvimento de novas habilidades, reconhecidas como competências dos profissionais do futuro, novos hábitos, alimentação saudável, exercícios físicos e ansiedade. Convidamos nossa comunidade ao exercício da meditação e estendemos às famílias o diálogo sobre as preocupações com a saúde emocional.

Por tudo e por sempre, agradecer é preciso. É hora de renovarmos nossa gratidão a alunos, professores, colaboradores e gestores, abraçando também nesse gesto suas respectivas famílias, pois afinal, em muitas ocasiões ”adentramos” suas casas. Somos gratos pelo engajamento, pela dedicação, pela compreensão, pela paciência, pela tenacidade, pela inspiração e por constituirmos um time, reconhecidamente forte, comprometido e consciente da relevância do trabalho coletivo.

Com isso, mais do que nunca, num cenário ainda de incertezas, é oportuno reafirmar nosso compromisso com um projeto educacional conduzido com seriedade e assentado em valores edificantes. Assim tem sido no Cesupa, há 30 anos, o que nos tem permitido fortalecer os vínculos gerados com nossa comunidade e com a sociedade, num ambiente de confiança. É isso que nos move e nos faz persistir.

Assim, no próximo dia 03 de agosto, recomeçaremos a jornada, de forma atenta e segura, sempre de acordo com as determinações e orientações das autoridades governamentais e sanitárias, de modo que possamos enriquecer nossa experiência acadêmica e de vida.


Boas férias e até breve!

Um fraterno abraço a todos e que Deus nos acompanhe,

Sérgio Fiuza de Mello Mendes.
Reitor do Cesupa.