Neste momento, em que praticamente todos os debates continuam voltados para a implementação de medidas que contenham a disseminação em larga escala da pandemia do Novo Coronavírus, reforçamos que o Cesupa permanece atento a todos os desdobramentos desse enorme desafio que estamos enfrentando. É nesse sentido que hoje nossa mensagem reflete, especialmente, sobre a repercussão socioeconômica que as medidas necessárias para preservar a saúde de todos exercem em nossos alunos, professores, colaboradores e nas famílias de cada um desses. Para avançarmos nessa reflexão, cabe um breve resumo do que tem sido feito até aqui.

Com a suspensão das aulas no dia 16 de março, os professores estão afastados de nossas unidades, mas permanecem trabalhando remotamente na adaptação do planejamento de aulas para a plataforma on-line, como foi relatado a toda comunidade no último dia 20. Todo o corpo de colaboradores que integra o grupo de risco indicado pelo Ministério da Saúde está afastado das atividades presenciais, realizando, dentro de suas especificidades e onde couber, a modalidade de trabalho remoto. No grupo afastado do trabalho presencial, também estão incluídas as gestantes e algumas áreas do Cesupa em que a modalidade de home office pode ser enquadrada. Além disso, o horário de nossas atividades administrativas foi adaptado para reduzir o nível de exposição dos que dependem de transporte público, e ainda assim, possibilitar o atendimento necessário a todos e preparar as unidades para, em futuro próximo, podermos receber a comunidade acadêmica da melhor maneira possível.

Cumpre-nos afirmar que permanecemos empenhados em preservar os 800 postos de trabalho gerados pela nossa atividade educacional e honrar, mercê de Deus, os compromissos que daí decorrem. Para além dos aspectos que tocam diretamente os integrantes de nossa comunidade, necessário se faz manter erguido o compromisso assumido há 30 anos pelo Cesupa junto à sociedade, que muito espera do nosso projeto educacional.

Nessa direção, aproveitamos a oportunidade para agradecer o empenho dos coordenadores e docentes em adaptar, com todo cuidado e da melhor forma, seus planejamentos acadêmicos e atividades programadas para que possamos cumprir o semestre letivo. A dedicação de professores e gestores, em um momento tão delicado, precisa e deve ser reconhecida

Ainda nesse contexto, temos recebido diversos contatos de alunos e seus responsáveis financeiros por meio de consultas não somente ao nosso Departamento Financeiro, mas também por meio de nossos canais oficiais de comunicação, incluindo o requerimento encaminhado à reitoria pelos representantes dos centros acadêmicos, com os quais foi feita reunião remota na tarde desta quarta-feira, 25 de março. Nesse encontro virtual, todas as ações que têm sido realizadas pelo Cesupa, as quais já mencionamos acima, foram comunicadas. Além disso, foi explicado detalhadamente que o impacto nas despesas correntes variáveis, em função da adaptação das atividades para o meio online, não gera índice percentual relevante na composição do valor das mensalidades.

Ainda assim, o Cesupa, atento ao conjunto dessas manifestações, bem como ao contexto socioeconômico brasileiro desse momento, adotará as seguintes medidas com o objetivo de apoiar nosso corpo estudantil:

 

  • Acréscimo de 3% aos descontos de antecipação e pontualidade já praticados, para todos os cursos, no mês de abril;
  • Avaliação permanente das situações específicas para proposição de soluções customizadas, visando compreender a condição individual de cada aluno. Tal avaliação deverá ser solicitada a partir desta sexta-feira, 27/03, por e-mail para o endereço financeiro@cesupa.br, identificando no assunto: Negociação COVID-19. No corpo do e-mail, o estudante ou responsável financeiro deverá informar nome, número de matrícula e telefone para contato.
  • Compromisso para a realização de novas rodadas de encontros com a representação estudantil para deliberações futuras, em razão da evolução do cenário em que nos encontramos.

 

É oportuno sublinhar, mais uma vez, nosso compromisso com o cumprimento de todas as atividades previstas para integralização do semestre acadêmico, sem prejuízo para os nossos alunos. Nas situações em que as atividades não se enquadrem nas ferramentas online, haverá reposição do conteúdo no momento em que forem retomadas as atividades presenciais. Faremos o possível para que tudo ocorra dentro do prazo previsto em calendário, até o fim do mês de junho. Caso isso não seja viável, o Cesupa estenderá o prazo, respeitando sempre todas as normas do Ministério da Educação. 

Dessa forma, contamos com o empenho e o espírito colaborativo de toda a comunidade acadêmica do Cesupa, para superarmos com determinação, segurança e muita fé este imenso desafio que se apresenta diante de todos.