Sobre o curso
O curso tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais da área da saúde a utilizarem tecnologias de Inteligência Artificial de maneira segura, eficiente e ética. Com foco em criar uma experiência de aprendizado que reproduza o uso dessas ferramentas no ambiente clínico, a formação prática e abrangente, fundamentada em métodos interativos de ensino, prepara os participantes para aplicarem essas tecnologias em diversas áreas da saúde.
Coordenação acadêmica
Prof. Dr. Cláudio Eduardo Corrêa Teixeira
- Biomédico, Mestre e Doutor em Neurociências (UFPA-FAU/Alemanha)
- Pós-Doutor em Anatomia Patológica e Patologia Clínica (CNPq-CENP)
- Especialista treinado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial aplicada (Duke/EUA, UZH/Suiça, MPI/Alemanha, 3IA/França, I2A2/Canadá-Brasil, USP e IFRGS/Brasil)
- Professor Permanente da disciplina de Metodologia Científica e Bioestatística (Mestrado em Ensino e Saúde - Educação Médica - CESUPA)
- Professor Permanente das disciplinas de Análise Inteligente de Dados e de Métodos Quantitativos (Mestrado em Inteligência Territorial e Sustentabilidade - CESUPA)
- Professor tutor do Módulo de Medicina Baseada em Evidências (Medicina - CESUPA)
Conteúdo Programático (resumido)
- Definição de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)
- Tipos de ML: supervisionado, não supervisionado, semi-supervisionado e por reforço.
- Principais algoritmos de ML: regressão linear, regressão logística, K-Nearest Neighbors (KNN), árvores de decisão, Random Forest, Support Vector Machine (SVM)
- Introdução à aplicação de algoritmos de ML na Saúde
- Prática simulada utilizando algoritmos de ML
Quem pode participar?
Para estudantes e profissionais da área da saúde, em qualquer nível de formação ou profissional, que desejam aprender a aplicar Inteligência Artificial de forma ética, segura e eficiente no diagnóstico, prognóstico e tomada de decisões clínicas. Não há pré-requisito de conhecimento em programação de computadores.
Escolha sua turma
Confira a programação do curso.
Turma 1
Aulas: 23/09, 30/09, 07/10 e 14/10
Horário: 19h às 22h