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Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM)

GRADE CURRICULAR

 

ESTRUTURA

I - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. Bioética   
2. Metodologia científica e bioestatística   
3. Metodologias de ensino-aprendizagem   
4. Gestão de cenários de ensino aprendizagem   
5. Ferramentas de Avaliação   

II - DISCIPLINAS OPTATIVAS

6. Ensino de habilidades médicas   
7. Práticas educacionais em laboratório   
8. Habilidades humanísticas no ensino do processo saúde doença   
9. Ensino médico e comunidade   
10. Movimentos históricos do ensino médico   

 

DISCIPLINAS
Bioética.

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Disciplina: Bioética

Ementa:
Introdução à Bioética; Histórico e correntes filosóficas; Conceitos antropológicos; Dignidade da Pessoa humana; Correntes de Bioética; Princípios de Bioética; Bioética Personalista; Bioética do início da vida; Bioética populacional; Bioética do Envelhecimento e Terminalidade da vida; Bioética da Reprodução e Sexualidade; Biotecnologias; Metodologias de Ensino de Bioética, Ética em Pesquisa, Bioética e Saúde Pública.

Professores Responsáveis:

MILENA COELHO FERNANDES CALDATO

 

Metodologia Científica e Bioestatística

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4

Ementa:
O uso de instrumentos jurídicos para realização de políticas públicas. O marco teórico do discurso sobre a 'governabilidade'. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação, implementação e controle de políticas públicas. Epistemologia das políticas públicas. Estado de Bem Estar, Cidadania e Desenvolvimento Econômico. O processo, a estrutura e o contexto de implementação das Políticas Públicas. Avaliação dos condicionantes e dos efeitos das Políticas Públicas. Estudos de caso de sucesso e de fracasso no desenvolvimento regional

Professores Responsáveis:

PATRICK ABDALA FONSECA GOMES
HAROLDO JOSE DE MATOS
ISMARI PERINI FURLANETO

 

Metodologias de Ensino-Aprendizagem


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 75h
Créditos: 5

Ementa:

Metodologia Tradicional e Metodologias Inovadoras; Metodologias ativas de aprendizagem; Aprendizagem baseada em equipe (TBL); Aprendizagem baseada em problemas (PBL); O aluno como centro do processo ensino-aprendizagem; O tutorial; Domínio de técnicas tutoriais; Os Sete Passos; Tutor especialista e não-especialista; A problematização; A comunidade como coadjuvante no ensino; Ação-reflexão-ação; A avaliação nas metodologias ativas

Professores Responsáveis:

BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO

 

Gestão de Cenários de Ensino Aprendizagem


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60h
Creditos: 4

Ementa:

Aprofundamento do desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a gestão do ensino. Educação profissional em saúde. Dimensões políticas, gerenciais, pedagógicas e relacionais para compreensão e atuação no cenário de ensino-aprendizagem, contemplando contexto loco-regional.

Professores Responsáveis:

ANA EMILIA VITA CARVALHO


Ferramentas de Avaliação


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Creditos: 4

Ementa:

Avaliação e as tendências pedagógicas; Avaliação diagnóstica e processual, Avaliação somativa, Avaliação formativa, Instrumentos de avaliação, Avaliações práticas, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), Check-lists, Mini-clinical Evaluation Exercise (Mini-Cex), Prática clínica, Conceito global, Avaliação por pares, Auto-avaliação.

Professores Responsáveis:

ISMAELINO MAURO NUNES MAGNO
ELZA VALENTE

 

Ensino de Habilidades Médicas


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa:

Metodologias de ensino das Habilidades médicas; Habilidades semiológicas; Habilidades cirúrgicas; Cenários de práticas; Métodos de avaliação das Habilidades médicas; OSCE:
Mini-CEX, Treinamento interpares; Treinamento com pacientes simulados (paciente-ator); Treinamento com Simulação realística.

Professores Responsáveis:

BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO

 


Práticas Educacionais em Laboratório


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Interdisciplinaridade educacional e metodológica em laboratório; Desafios e perspectivas da estratégia interdisciplinar laboratorial; Educação, pesquisa e produção em atividades laboratoriais; Processos de investigação; Processos educativos e práticas educacionais em laboratório; Vertentes interdisciplinares e multiprofissionais no processo ensino aprendizagem da abordagem morfofuncional em laboratório; A morfofuncionalidade humana como ferramenta laboratorial pró-ativa de ensino-pesquisa.

Professores Responsáveis:

LEONARDO ACATAUASSU
ARINEY MIRANDA

 


Habilidades Humanísticas no Ensino do Processo Saúde Doença


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Bases humanísticas da Medicina. A humanização na produção de cuidados em saúde. Cidadania e Medicina. A utilização de técnicas de comunicação e informação no trabalho em saúde; Relação Docente-aluno; Relação Médico-Paciente-Família abrangendo os aspectos da prevenção, diagnóstico e tratamento.

Professores Responsáveis:

LUCIANA BRANDAO CARREIRA DEL NERO,
ANA EMILIA VITA CARVALHO


Ensino Médico e Comunidade


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Interface educação, medicina cultura e sociedade; Processos de investigação e intervenção socioambientais e culturais; Movimentos sociais; Educação ambiental; Cultura e políticas públicas em saúde e educação; Educação territorial sustentável e qualidade de vida; Educação e interdisciplinaridade em saúde no Brasil; Educação médica na interdisciplinaridade e da intersetorialidade em comunidades. Território (territorialidade) e qualidade de vida.

Professores Responsáveis:

HAROLDO JOSE DE MATOS

 


Movimentos Históricos do Ensino Médico


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30h
Creditos: 2

Ementa:

Transformação da sociedade no decorrer do tempo; Confronto de movimentos históricos: empirismo, behaviorismo e gestáltico; Principais influências: Paulo Freire, Piaget, Vygotsky; Dewey; Mudança no perfil discente; Uma nova visão no ensino médico: o pioneirismo de Maastricht e Mc Master; Mudança curricular; Diretrizes do MEC; O SUS e o ensino médico; Do especialista para o generalista: fazendo o caminho de volta.

Professores Responsáveis:

MILENA COELHO FERNANDES CALDATO,
BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO