Siga            
Início » Pós-Graduação » Mestrado
Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Educação Médica (ESEM)

GRADE CURRICULAR

 

ESTRUTURA

I - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. Bioética   
2. Metodologia científica e bioestatística   
3. Metodologias de ensino-aprendizagem   
4. Gestão de cenários de ensino aprendizagem   
5. Ferramentas de Avaliação   

II - DISCIPLINAS OPTATIVAS

6. Introdução á Análise de Conteúdo   
7. “ATELIER DA PALAVRA – ler, narrar, escrever, escutar”. Oficina de Leitura literária, com produção textual na área de Ensino em Saúde   

 

DISCIPLINAS
Bioética.

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Disciplina: Bioética

Ementa:
Introdução à Bioética; Histórico e correntes filosóficas; Conceitos antropológicos; Dignidade da Pessoa humana; Correntes de Bioética; Princípios de Bioética; Bioética Personalista; Bioética do início da vida; Bioética populacional; Bioética do Envelhecimento e Terminalidade da vida; Bioética da Reprodução e Sexualidade; Biotecnologias; Metodologias de Ensino de Bioética, Ética em Pesquisa, Bioética e Saúde Pública.

Professores Responsáveis:

MILENA COELHO FERNANDES CALDATO

 

Metodologia Científica e Bioestatística

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 4

Ementa:
Introdução à Metodologia científica; Conhecimento científico e tipos de pesquisa; Projeto de Pesquisa e Técnicas de Pesquisa bibliográfica; Pesquisa em Saúde; Pesquisa em base de dados; Conhecer e pesquisar artigos científicos em base de dados como medline, BVS, Lilacs entre outras; Conhecer a pesquisa avançada no Google assim como outras ferramentas de pesquisa; Operadores boleanos; Monografia, Resumos/resenhas/artigos e Bioética/CEP; Conceito de monografia, resenha, artigos, abstract; O que é o CEP? Importância do CEP? Como adequar seu projeto de pesquisa ao CEP, Plataforma Brasil, TCLE, resolução 466/12; Pesquisa qualitativa: instrumentos de coleta; Conceitos, características e métodos; Interface qualitativa/quantitativa; Análise de dados – análise de conteúdo – pré –análise, categorização, interpretação e análise dos resultados; Introdução à análise de dados; Métodos utilizados na análise de dados para variáveis contínuas e categóricas; Introdução análise multivariada

Professores Responsáveis:

ISMARI PERINI FURLANETO
CLÁUDIO TEIXEIRA
ADENAUER GOES

 

Metodologias de Ensino-Aprendizagem


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 75h
Créditos: 5

Ementa:

Metodologia Tradicional e Metodologias Inovadoras; Tradicional ainda funciona?; Características das aulas clássicas; erros clássicos da aula tradicional; Didática: o papel e perfil docente; Aspectos Cognitivos sobre Metodologias de Ensino/Aprendizagem; Aprendizagem significativa (Ausubel) e aprendizagem conectiva; Relações com os objetivos nos três domínios: domínio cognitivo, afetivo e psicomotor; Aspectos Criativos na Interface Ensino/Aprendizagem; As contribuições da Psicanálise e do Campo das artes na lógica do ensino articulada a criatividade / singularidade; Metodologias ativas de aprendizagem; Aprendizagem baseada em equipe (TBL); Aprendizagem baseada em problemas (PBL); O aluno como centro do processo ensino-aprendizagem; O tutorial; Domínio de técnicas tutoriais; Os Sete Passos; Tutor especialista e não-especialista; Elaboração de Problemas; Como elaborar bons problemas? A problematização; A comunidade como coadjuvante no ensino; Ação-reflexão-ação; A avaliação nas metodologias ativas

Professores Responsáveis:

BRUNO ACATAUASSU PAES BARRETO

ISMAELINO MAURO NUNES MAGNO

 

Gestão de Cenários de Ensino Aprendizagem


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60h
Creditos: 4

Ementa:

Gestão de pessoas e de conhecimento; Aprofundamento do desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a formação de profissionais da saúde, na organização e gestão do sistema de saúde. Educação profissional em saúde. Dimensões políticas, gerenciais, pedagógicas e relacionais para compreensão e atuação no cenário de ensino-aprendizagem, contemplando contexto loco-regional. Gestão de cenários hostis; Gestão no ambiente simulado; Gestão de Cenários em Habilidades Profissionais.

Professores Responsáveis:

ANA EMILIA VITA CARVALHO

HAROLDO MATOS


Ferramentas de Avaliação


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Creditos: 4

Ementa:

Avaliação, porque avaliar e como avaliar: pressupostos teóricos; Níveis da avaliação educacional: Macro: avaliação em larga escala (internacional, nacional, estadual); Avaliação e as tendências pedagógicas; Avaliação diagnóstica e processual, Avaliação somativa; Elaboração de questões; Teoria de resposta ao ítem: orientações e pressupostos de um bom item; Instrumentos avaliativos na Metodologia Tradicional: Provas objetivas e Analítico-discursivas; Avaliação formativa; Avaliações práticas, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), Check-lists, Mini-clinical Evaluation Exercise (Mini-Cex), Prática clínica, Conceito global, Avaliação por pares, Auto-avaliação; Uso do Portfólio na avaliação formativa em cursos da área de saúde.

Professores Responsáveis:

LEONARDO MENDES ACATAUASSU

LUCIANA CARREIRA

ARINEY MIRANDA

 

Introdução á Análise de Conteúdo


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 12h

Ementa:

Introdução à análise de conteúdo voltada ao ensino em saúde. O método de Bardin para a análise de conteúdo e a pesquisa qualitativa em saúde. O algoritmo de Reinert para a análise de conteúdo e o programa ALCESTE. O uso do programa IRAMUTEQ para análise de conteúdo. O módulo de Classificação Hierárquica Descendente. A categorização a partir das classes geradas pela CHD Os bastidores da CHD: o Programa R e Análise de cluster e o teste Chi-quadrado. A interpretação gráfica das correlações entre as classes da CHD. Exemplos práticos de análise de conteúdo em APS.

Professores Responsáveis:

HAROLDO JOSÉ DE MATOS

CYBELLE CRISTINA PEREIRA

 


“ATELIER DA PALAVRA – ler, narrar, escrever, escutar”. Oficina de Leitura literária, com produção textual na área de Ensino em Saúde


Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 12h

Ementa:

A oficina “Atelier da Palavra – ler, narrar, escrever, escutar” tem por Objetivo estudar (produzir conhecimento) sobre as habilidades humanísticas em geral e, em particular, sobre a habilidade narrativa. Além disso, visa ainda a criação e a implementação de estratégias humanísticas que contribuam para a formação global do profissional da saúde, com o aprimoramento das competências e habilidades para a aquisição de valores humanísticos como: altos padrões morais e éticos, empatia, compaixão, honestidade, integridade, acolhimento, escuta, cuidado, altruísmo, lealdade e respeito pelo outro, aliadas ao compromisso social e à sensibilização. Através das artes (em espacial a arte da literatura), também objetiva estimular os processos reflexivos essencialmente analíticos e sintéticos, que promovem o desenvolvimento de habilidades importantes para um profissional da saúde, bem como favorecem a compreensão das suas motivações, atitudes e emoções, o que permite o exercício de uma certa educação emocional, cumprindo com uma função protetora e preventiva no que diz respeito à saúde mental do estudante e do profissional.

Professores Responsáveis:

LUCIANA BRANDÃO CARREIRA

LEONARDO MENDES ACATAUASSU