Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

10ª Gincana de Fisioterapia do Cesupa une tradição e celebração da profissão

12 de Dezembro de 2025
Erica Marques
10ª Gincana de Fisioterapia do Cesupa une tradição e celebração da profissão

Alunos de vários semestres participaram do tradicional evento do curso. Foto: Suzane Lima.

A Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) foi palco, no último dia 5 de dezembro, da 10ª edição da Gincana de Fisioterapia. O tradicional evento, que reúne discentes e docentes, ganhou um significado especial nesta década de realização, conjuntamente com as comemorações de 56 anos de profissão da Fisioterapia.

Idealizada para promover a valorização da profissão, a gincana foi cuidadosamente planejada com provas externas e esportivas que estimularam o planejamento, a cooperação e a competição saudável entre os períodos. Após intensa participação, a turma do 6º período consagrou-se campeã da edição comemorativa.

A coordenadora do curso, professora Wiviane Matos, destacou a relevância da iniciativa: “É um evento onde conseguimos desenvolver habilidades essenciais para um futuro profissional qualificado, tanto as atitudinais – como engajamento e iniciativa – quanto às técnicas, a exemplo da análise de movimento, atenção e equilíbrio. Tudo é pensado de forma lúdica, mas com sólida fundamentação nas competências do fisioterapeuta.”

Para os alunos veteranos, o momento foi de despedida e gratidão. Vitória Wanzeller, do 10º período, compartilhou a experiência: “Participamos pela última vez e é muito significativo aproveitar cada prova, unidos, curtindo esta oportunidade. Somos imensamente gratos ao Cesupa e ao curso por proporcionarem isso”.

Além do aspecto formativo e de integração, a gincana também cumpriu um importante papel social, resultando na arrecadação de aproximadamente uma tonelada de alimentos não perecíveis que serão destinados à comunidades ribeirinhas e parceiros do curso como a Casa do Menino Jesus e o Preventório Santa Terezinha. O evento reafirmou, assim, seu papel como um marco acadêmico que une tradição, aprendizado prático e celebração da identidade profissional.