Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

38ª turma de Medicina inicia trajetória universitária com a Cerimônia do Jaleco

24 de Julho de 2025
Erica Marques
38ª turma de Medicina inicia trajetória universitária com a Cerimônia do Jaleco

Calouros proferindo o juramento do jaleco e firmando seu dever com a ética, os estudos e a futura profissão. Foto: Beatriz Moura.

A recepção dos novos alunos do curso de Medicina foi marcada por sentimentos de expectativa pela aguardada Cerimônia do Jaleco. O encontro ocorreu na última quarta-feira (23/07), no Teatro Resolve It Center, e contou com a presença de 80 estudantes, além de seus pais e familiares, para celebrar o marco inicial de sua caminhada acadêmica.

A coordenadora do curso, professora Milena Caldato, foi a responsável pelas palavras iniciais, saudando os recém-chegados. “Neste dia, antes de tudo, quero cumprimentá-los pela conquista de ingressar no ensino superior. Esta é a realização de um desejo antigo, mas também o começo de uma nova fase. Estudar Medicina não é uma empreitada solitária, pois envolve todo o círculo familiar. Por isso, consideramos fundamental aos calouros e seus responsáveis como funciona a graduação, inclusive a necessidade de abrir mão de certos momentos em família em nome de um objetivo maior: tornar-se médico. Que os seis anos de formação os preparem para trilhar uma carreira digna e respeitável”, afirmou, em homenagem aos calouros.

A professora também enfatizou a amplitude de especializações disponíveis na área médica, bem como as múltiplas possibilidades de atuação. Ela citou o diferencial do ensino no Cesupa, como o certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), que comprova a excelência da graduação, e as práticas desenvolvidas fora da sala de aula, como os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Barcarena.

Em seguida, o professor Cássio Caldato, responsável pelas Habilidades Clínicas, explicou brevemente a origem do jaleco, sua relevância como item de segurança e os cuidados necessários com o item. Logo após essa introdução, ele conduziu o ritual, convidando os familiares a vestirem os jalecos nos estudantes – um momento repleto de simbolismo e comoção. Com as fotos tradicionais finalizadas, os discentes recitaram o juramento do jaleco, conduzidos pela leitura da estudante Amanda Daniele Favacho Ferreira, firmando seu dever com a ética, os estudos e a futura profissão.

Com a cerimônia, o Cesupa formaliza o início das atividades acadêmicas da turma de Medicina, reafirmando seu compromisso institucional com a excelência na formação médica, em conformidade com as diretrizes nacionais de educação e os princípios éticos da profissão. A instituição destaca a importância deste marco formativo, que consolida o processo de capacitação técnica e humanística dos discentes, em ambiente educacional equipado com infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e parcerias estratégicas com unidades de saúde.