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Alunos de Psicologia do Cesupa criam startup inovadora para inclusão de neurodivergentes

28 de Março de 2025
Erica Marques
Alunos de Psicologia do Cesupa criam startup inovadora para inclusão de neurodivergentes

Gleyson Oliveira e David Cabral no Web Summit Lisboa 2024. Foto: Coordenação do curso de Psicologia.

Uma iniciativa desenvolvida por estudantes do curso de Psicologia do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) tem ganhado visibilidade por auxiliar na forma como escolas identificam e acolhem alunos neurodivergentes. A Neuroidentify, startup criada pelos alunos de psicologia Gleyson Oliveira e Marcos Monteiro, e pelo egresso de Ciência da Computação, David Cabral, surgiu a partir de uma necessidade real observada: a dificuldade de manejar o ensino para estudantes neurodivergentes.

A ideia da plataforma nasceu a partir do Projeto Integrado do 2º período, no qual os alunos aplicam na prática conceitos estudados na disciplina de Inclusão e Acessibilidade, em que entraram em contato com os desafios enfrentados por educadores e estudantes neurodivergentes. “A partir das atividades realizadas durante a disciplina, nós pensamos e adaptamos a solução para escolas de ensino infantil e fundamental. A ideia é trabalhar na fonte, identificando demandas comportamentais desde cedo para que possam ser solucionadas de forma mais rápida e eficiente”, explica Gleyson Oliveira, cofundador da startup.

A plataforma, que começou como um projeto acadêmico, hoje ganha destaque na imprensa local e nacional, além de ter representado o Brasil no Web Summit Lisboa 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.

A professora e coordenadora do curso de Psicologia, Nilzabeth Leite Coêlho, destaca a importância dessa abordagem prática na formação dos estudantes: “É fundamental que a academia incentive projetos que resolvam problemas reais da sociedade, pois isso desenvolve nos alunos habilidades como criatividade, resolução de problemas e pensamento interdisciplinar. E esse trabalho é o resultado desse tipo de ação, responsável por instigar os estudantes a propor soluções para inclusão dentro e fora da universidade.”