Alunos e professores do Cesupa protagonizam participação em eventos da COP30
O professor Caio Fanha (segundo à esq.) esteve presente no "Switzerland and Amazonia" em que mapeou as colaborações da instituição com o governo suíço. Foto: Comitê COP30 Cesupa.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) esteve presente, por meio do corpo docente e discente de diversos cursos, em painéis nacionais e internacionais durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Nos eventos, foi reforçado a aplicação prática do conhecimento gerado em sala de aula.
A atuação do Cesupa teve início com o Regenera Project, iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura, realizada entre 09 e 12 de novembro no Teatro Gasômetro. No projeto, os estudantes Eveline Castro, Hanthony Pinho, Maria Arlene Castro e Pedro Bandeira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, atuaram como monitores em oficinas de reciclagem de embalagens plásticas nas Usinas da Paz. Os produtos originados desse trabalho foram posteriormente expostos no Parque da Residência.
Na sequência, o conhecimento docente do Cesupa foi representado no painel “Switzerland and Amazonia: A Partnership for the Planet”, organizado pela Swissnex, no Museu Emílio Goeldi. O professor Caio Fanha integrou as discussões que apresentaram um mapeamento inédito de colaborações entre a Suíça e a Amazônia, explorando os fundamentos para parcerias internacionais de longo prazo com instituições locais.
E o dia 13 de novembro registrou uma dupla participação: pela manhã, o professor Luan Cavaleiro, do curso de Arquitetura e Urbanismo, debateu arquitetura tropical no AquaPraça, conectando patrimônio cultural, desafios climáticos e futuro sustentável. Paralelamente, alunos da instituição acompanharam o World Climate Summit & The Investment COP na Assembleia Paraense, um dos principais fóruns paralelos da agenda climática, dedicado a transformar compromissos em investimentos e ações concretas.
A atuação sequencial e multidisciplinar do Cesupa durante a COP30 demonstrou a amplificação do conhecimento acadêmico às demandas globais, formando profissionais qualificados para liderar a transição rumo a uma economia de baixo carbono e mais inclusiva.