Alunos e professores do Mestrado em Inteligência Territorial marcam presença no 5º Encontro Acadêmico das Ciências Ambientais
 
              Pesquisadores do Programa reunidos após os debates sobre os desafios socioambientais da região. Foto: Coordenação do PPGITS
Alunos e professores do Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade (PPGITS) do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) participaram do 5º Encontro Acadêmico das Ciências Ambientais — “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030”, realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Com o tema “Mudanças Climáticas e Popularização da Ciência”, o encontro reuniu mais de 130 Programas de Pós-Graduação da área de Ciências Ambientais em todo o Brasil. Organizado em 14 Clusters Temáticos, o evento promoveu um espaço de diálogo interdisciplinar sobre desafios sociais, ambientais, econômicos e institucionais frente às mudanças do clima, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
A programação contou com palestras, mesas-redondas, painéis temáticos e conferências que abordaram desde a conservação da biodiversidade e a mitigação de impactos climáticos até estratégias de popularização da ciência e o papel da educação para a sustentabilidade.
Na abertura, o vice-reitor do Cesupa, prof. Dr. João Paulo Mendes Filho, representou o reitor do Cesupa, prof. Dr. Sérgio Fiuza de Mello Mendes, e destacou: “O Cesupa tem se engajado de forma cada vez mais crescente na temática ambiental, fortalecido com a criação do PPGTIS, que tem como foco o desenvolvimento de Arranjos inteligentes de desenvolvimento territorial sustentável e de Tecnologias inovadoras aplicadas ao território amazônico”.
No painel “Adaptação à mudança do clima: mobilização social e políticas públicas”, o coordenador do PPGITS, prof. Dr. Marcos Paulo Alves de Sousa, reforçou a relevância do encontro para discutir os impactos dos Programas de Pós-Graduação na sociedade e ampliar o debate sobre as mudanças climáticas.
Durante o evento, foi lançado o livro “Contribuição das Ciências Ambientais para a COP-30 na Amazônia: enciclopédia de boas práticas”, com mais de 60 iniciativas de ensino, pesquisa, inovação e extensão vinculadas à implementação dos ODS em diferentes regiões do país. O PPGITS, em parceria com o Mestrado Profissional em Clínica Odontológica (MPCO) do Cesupa, contribuiu com o capítulo “Educação ecológica e alimentar para promoção de saúde bucal em uma comunidade no estuário amazônico: um estudo de caso”, que apresenta uma estratégia interdisciplinar em saúde bucal, nutrição e educação ambiental para prevenir cáries e fortalecer a agroecologia comunitária. Os autores do capítulo são: Thayna Silva do Carmo Tavares, Jesus Maués Pinheiro Júnior e Marcos Paulo Alves de Sousa.