Alunos e professores do PPGITS publicam artigo sobre uso de placas interativas na Ilha do Combu

Os pesquisadores Marcos Paulo Alves, Daniela Silva e Walber Teixeira durante apresentação da pesquisa em um simpósio regional. Foto: Coordenação PPGITS.
Alunos e professores do Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade (PPGITS) do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) publicaram o artigo científico intitulado “Placas interativas para a promoção da Educação Ambiental e do Turismo Sustentável na Amazônia: um relato da experiência na APA da Ilha do Combu (PA)”, na Revista Brasileira de Educação Ambiental, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O artigo apresenta um relato de experiência realizado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, destacando os impactos socioambientais provocados pelo turismo desordenado e a ausência de ações educativas voltadas aos visitantes. Como solução, os autores propõem a implementação de placas interativas em pontos estratégicos da ilha, como terminais hidroviários, trilhas e áreas de grande fluxo turístico. Essas placas, elaboradas com QR Codes e mensagens bilíngues, têm como objetivo sensibilizar turistas e valorizar os saberes locais, funcionando como uma ferramenta de educação ambiental não formal e promoção do turismo sustentável.
A primeira autora do artigo, Daniela Silva, aluna do PPGITS e servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), destacou a importância da pesquisa: “Desenvolver este projeto foi uma experiência enriquecedora, que uniu ciência, diálogo comunitário e compromisso ambiental na Ilha do Combu. As placas interativas representam um passo concreto para fortalecer a educação ambiental e o turismo sustentável na região. Agradeço à Semas pelo apoio e incentivo à minha formação no PPGITS, que viabilizou esta pesquisa, ao Cesupa e a todos os demais colegas e professores envolvidos.”
O trabalho é resultado da metodologia própria de Projetos Territoriais Interdisciplinares (Protis), desenvolvida pelo PPGITS. Em 2024, essa metodologia teve como território de aplicação a Ilha do Combu, promovendo a integração entre ciência, educação ambiental e turismo sustentável.
As placas interativas desenvolvidas foram apresentadas ao Conselho Gestor da APA da Ilha do Combu, com a proposta de serem incluídas no planejamento de instalação em pontos estratégicos da unidade de conservação.
O artigo tem como autores Daniela Silva, Alcina Sales Giroto, Cezar Barroso dos Santos, Walber Teixeira Paula, Fábio Rocha de Araújo, Vitor Hugo Freitas Gomes e Marcos Paulo Alves de Sousa. O texto completo está disponível no link.