Amazon Hacking 2025: estudantes apresentam propostas de impacto para a região amazônica

Durante os três dias, 46 trabalhos foram expostos em formato pitch, sob avaliação de 30 mentores. Foto: Suzane Lima.
Nos dias 07, 08 e 09 de abril, nos campi Alcindo Cacela I e II do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), ocorreram as apresentações dos pré-projetos do Amazon Hacking 2025, programa que incentiva soluções inovadoras para os desafios da Amazônia. Nesta edição, com o tema “Clima, Cidade e Bioeconomia”, os estudantes foram desafiados a criar projetos com impacto socioambiental e econômico, a partir de problemáticas reais apresentadas por atores do mercado.
Durante os três dias, 46 trabalhos foram expostos em formato pitch, sob avaliação de 30 mentores, sendo esses representantes dos setores públicos e privados da capital. As propostas foram desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Arquitetura e Engenharias de Computação, de Produção e Civil, de acordo com os cinco eixos temáticos do programa: Bioeconomia amazônica e comercialização de ativos da biodiversidade, Infraestrutura urbana e resiliência, Transformação digital urbana, Valorização da cultura e saberes locais e Clima e governança territorial.
A professora Alessandra Baganha, coordenadora do programa, destacou a importância do momento como uma oportunidade para os estudantes exporem suas ideias e receberem feedbacks valiosos. “O Amazon Hacking é uma iniciativa que busca conectar empresas, a sociedade e o conhecimento científico-tecnológico. Propostas criativas e soluções relevantes foram apresentadas pelos alunos, que ganham visibilidade e profundidade ao terem suas ideias discutidas com mentores — executivos e empresários experientes. Trata-se de uma experiência formativa e colaborativa, com propósito concreto de impacto no desenvolvimento regional”, afirmou a coordenadora, reforçando o caráter formativo e colaborativo da iniciativa.
Entre os avaliadores, estava Renato Aquino, egresso do Cesupa e mentor pela primeira vez no Amazon Hacking. Ele compartilhou sua experiência, destacando a evolução dos trabalhos ao longo dos anos: “Como eu estive do outro lado, do lado de quem apresenta, foi desafiador ser um avaliador. Da minha parte, tentei ser justo, humanizado e o mais direto com a resposta que eles estão buscando. Paralelo a isso, fiquei surpreso positivamente com os pré-projetos expostos. A qualidade deles mostra o desenvolvimento das discussões a respeito de uma economia que engloba a sociedade. E ver isso me traz felicidade, pois estou fazendo parte desse crescimento.”
Amazon Hacking - O Amazon Hacking é um programa de formação que tem como principal proposta interligar empresas comprometidas com a sustentabilidade amazônica, a sociedade e o conhecimento científico e tecnológico em prol do desenvolvimento bioeconômico da região olhando para uma perspectiva global. Dessa forma, os universitários elaboram projetos de impacto para resolução de problemas a partir dos desafios pontuados pelos próprios atores locais, desenvolvendo autonomia e consciência cidadã. E os resultados dos projetos desenvolvidos na edição deste ano serão concluídos em junho e apresentados em uma feira exposição das soluções aberta ao público.