Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Amazon Hacking 2026: programa de tecnologia e inovação do Cesupa anuncia tema e novidades em sua 5ª edição

20 de Fevereiro de 2026
Erica Marques
Amazon Hacking 2026: programa de tecnologia e inovação do Cesupa anuncia tema e novidades em sua 5ª edição

Cerca de 400 alunos estiveram presentes no evento de abertura do Amazon Hacking 2026. Foto: Beatriz Moura.

O Teatro Estação Gasômetro recebeu, no dia 12 de fevereiro, o lançamento da quinta edição do Amazon Hacking, maior projeto de tecnologia e inovação do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). O programa, que une academia, mercado e comunidade para desenvolver projetos de impacto na Amazônia, reuniu cerca de 400 alunos dos sete cursos da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação - Argo: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Publicidade e Propaganda.

O evento foi conduzido pela professora Alessandra Baganha, coordenadora do curso de Ciência da Computação, que destacou o significado do programa: “Ao celebrarmos o início da edição 2026 do Amazon Hacking, ressalto que, mais que um desafio, ele traz retornos e aprendizados significativos para os alunos. Durante o processo, veremos que o engajamento dos estudantes será gratificante, pois teremos um semestre intenso que, no final, fará tudo valer a pena.”

Novidade e compartilhamento de experiências - Uma das surpresas desta edição foi apresentada pelo professor Marcos Paulo, idealizador e um dos coordenadores do Amazon Hacking: pela primeira vez, alunos da pós-graduação integrarão o programa. “Este ano teremos um projeto-piloto, em que alunos do Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade (PPGITS) vão atuar junto às equipes da graduação, auxiliando na construção dos trabalhos. Com isso, esperamos integrar cada vez mais graduação e pós-graduação e focar o olhar do território além da tecnologia. É pensar em processos voltados às pessoas”, explicou o professor.

A edição também celebrou os resultados alcançados em 2025, com a exibição de um vídeo que mostrou a transferência das tecnologias desenvolvidas para as comunidades. Representantes das equipes responsáveis pelas soluções compartilharam suas experiências, como a egressa do curso de Ciência da Computação, Letícia Keuffer: “Pensando no impacto real, a gente conseguiu construir projetos para moradores das Ilhas do Combu e de Cotijuba. Quando entregamos os materiais e vimos na mão da comunidade, entendemos a mudança que estávamos promovendo. Foi uma experiência incrível poder integrar uma equipe que gera conhecimento e transformação.”

Empresas madrinhas e patrocinadoras renovam parceria - Representantes das empresas madrinhas - Jambu Tecnologia, W3 Automação e Voxdata - subiram ao palco para falar sobre a motivação de apoiar o programa. “Quero destacar a importância da conexão entre conhecimentos distintos, pois essa união gera grandes parcerias. Por isso, entendemos que o mais importante é nos aproximarmos da academia, nos conhecermos pessoalmente e criarmos laços verdadeiros. E é essa confiança construída que nos mantém aqui, apoiando esse evento tão relevante ano após ano”, disse Marcelo Sá, CEO da Jambu Tecnologia.

Já as empresas patrocinadoras - Vale SA, DTI Digital e Accenture - reforçaram os frutos das edições anteriores e as expectativas para 2026. Fábio Aguiar, especialista em Tecnologia da Accenture, destacou o impacto transformador da iniciativa: “É significativo fazer parte de uma equipe que promove um tipo de conhecimento que vai além da sala de aula. É incrível ver de perto a transformação que o Amazon Hacking proporciona para os alunos e para todos nós que participamos. É a certeza de que estamos contribuindo para uma mudança sólida, que atravessa os muros e impacta a sociedade.”

Tema Amazon Hacking 2026 - O grande anúncio do evento foi a temática da edição deste ano: Agricultura Familiar Regenerativa. A partir dela, os alunos desenvolverão projetos voltados ao fortalecimento de práticas sustentáveis na Vila Jutaiteua, comumente chamada de Vila Jutaí, comunidade localizada no município de Moju (PA). A relação entre produção familiar e preservação ambiental será o ponto de partida para as soluções.

Mônica Silva, coordenadora do Cria Amazônia, ecossistema de inovação e sustentabilidade do Cesupa, explicou a escolha do tema e apresentou a parceira da edição: a Amazon People. “Neste ano, os alunos vão atuar em ações voltadas ao fomento da agricultura familiar na Amazônia por meio da regeneração da terra e dos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Nesse cenário, o papel da Amazon People será essencial, pois auxiliará na articulação com a comunidade e na construção de um sistema de apoio e capacitação aos produtores. Toda a atuação será baseada em um novo modelo econômico, fundamentado na bioeconomia e em cadeias rurais inclusivas”, destacou.

A co-fundadora e CEO da Amazon People, Andrea Mendonça de Carvalho, participou por vídeo e celebrou a parceria com o Cesupa: “Para a Amazon People, é uma honra trabalhar junto com a instituição, por meio do Amazon Hacking. Acreditamos que a união entre o conhecimento acadêmico e o saber tradicional das comunidades é um ótimo caminho para o desenvolvimento sustentável. Estamos ansiosos para ver os projetos que serão concebidos.”

Para encerrar o evento, o reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, sintetizou o espírito do projeto. “O Amazon Hacking não é apenas sobre tecnologia, mas, sobretudo, se refere às pessoas. Por isso, seguimos unindo comunidades, empresas, alunos e professores em torno de um mesmo propósito: contribuir com a sociedade. O programa não é um ponto final, pois transforma-se anualmente. E é justamente nessa incompletude que reside nossa esperança de transformar vidas. Saio daqui repleto de alegria pelo que vi e pelo que construiremos juntos”, concluiu.

Com o tema definido, as equipes foram formadas, e os alunos iniciam um ciclo de palestras, mentorias e pitches, que se estenderá até o fim do primeiro semestre letivo, quando ocorrerá a apresentação do produto final.