Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Amazon Hacking expôs soluções para as comunidades locais na programação da COP30

24 de Novembro de 2025
Erica Marques
Amazon Hacking expôs soluções para as comunidades locais na programação da COP30

Alunos de diversas edições do Programa tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos no Parque da Bioeconomia. Foto: Beatriz Moura.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou a Exposição Amazon Hacking entre os dias 12 a 15 de novembro. O evento, com visitação gratuita, integrou a programação da COP 30 realizada no Parque da Bioeconomia, no Porto Futuro II.

A iniciativa apresentou uma nova fase do projeto: a transferência dos produtos inovadores, desenvolvidos por alunos mentorados pelas empresas parceiras, para as comunidades locais. E a curadoria dos trabalhos foi realizada em conjunto com as próprias localidades, que identificaram quais soluções trariam o maior impacto socioeconômico para cada uma delas. Entre os beneficiários desta edição estão o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), em Cotijuba; e a Associação das Mulheres Extrativistas (Ame) e o Anexo Escolar Santo Antônio, da Ilha do Combú.

De acordo com a professora Alessandra Baganha, coordenadora dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação do Cesupa, a mostra é o resultado de um extenso trabalho. “Nós representamos o time Amazon Hacking, projeto que reúne 400 alunos de sete diferentes cursos da Argo - Escola de Negócios e Tecnologia. Nossos estudantes, tanto os deste ano quanto os das outras edições, trabalharam soluções de problemáticas locais e neste momento expoem o resultado final: produtos de um trabalho colegiado e que serão transferidos para cada comunidade. Ter a oportunidade de apresentar os produtos nesta mostra, com público diverso e em meio aos eventos da COP30, valida e incrementa ainda mais a experiência dos alunos”, explicou a docente.

Gilmar Silva, representante do time de inovação da Vale, uma das empresas parceiras, reforçou a importância da iniciativa: “Visitei a exposição e fiquei feliz com o resultado atingido e os projetos que serão devolvidos como soluções para as comunidades locais. É muito importante ter o engajamento da sociedade nessa jornada acadêmica e social. Eu estou bastante encantado, tanto como mentor da Vale quanto como visitante da exposição.”

Uma das expositoras foi a aluna Ana Luiza Souto, do 6º semestre de Ciência da Computação. Campeã da edição de 2024 com o projeto Ymã, ela já o implementou na Ilha do Combu. “Este ano recebi o convite para apresentá-lo nesta mostra. E considero este momento muito importante, pois passamos por todo um processo de idealização até a transformação em um produto real, em benefício para os moradores da ilha. Sou muito grata ao Cesupa, pois sem o apoio da instituição eu não estaria tendo essa oportunidade”, declarou.