Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Artigo de pesquisadoras do LabMult Cesupa sobre antioxidantes do cacau amazônico é aceita em revista científica internacional

22 de Janeiro de 2026
Erica Marques
Artigo de pesquisadoras do LabMult Cesupa sobre antioxidantes do cacau amazônico é aceita em revista científica internacional

A prof. Cristiane de Melo e Gabriela Fernandes, primeira autora e egressa do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica do Cesupa, representando a equipe. Foto: Arquivo Pessoal/Cristiane de Melo.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) celebra a aceitação do primeiro artigo publicado na literatura internacional que demonstra o efeito promissor dos antioxidantes do cacau de várzea da Amazônia na prevenção do desgaste dentinário. O estudo, intitulado “Protective effect of cocoa antioxidant extract in distinct vehicles on dentin erosion in vitro”, foi aceito para publicação na revista Brazilian Oral Research, periódico de referência na área de Odontologia.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório Multifuncional do Cesupa (LABMULT) por uma equipe interdisciplinar formada por discentes e egressos dos cursos de Odontologia, Nutrição e do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica (MPCO), evidenciando a integração entre ensino, pesquisa e inovação. Participaram do trabalho as alunas Maria Eduarda Martins Bentes (Odontologia), Gabriela Carvalho Santos Fernandes (egressa do MPCO) e o aluno Pedro Henrique Campos Pimentel (Nutrição), em parceria com a professora Daniela Pinheiro Gaspar, do curso de Nutrição do Cesupa.

Coordenado pela Professora Doutora Cristiane de Melo Alencar, a investigação apresenta fator de inovação e relevância clínica crescente. “O estudo avaliou o efeito protetor de um extrato antioxidante de cacau incorporado a diferentes veículos, incluindo a formulação de um creme dental experimental. Os resultados demonstraram redução significativa da perda de tecido dentinário frente a desafios erosivos ácidos, indicando potencial para preservação tanto da estrutura mineral quanto da matriz orgânica da dentina”, explicou a docente.

O trabalho também se destaca por valorizar bioativos amazônicos, inserindo a Odontologia no contexto da bioeconomia e apontando perspectivas futuras de aplicação em produtos de uso diário, de forma biocompatível e sustentável.

A pesquisa contou ainda com a colaboração de docentes e pesquisadores parceiros da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), fortalecendo a rede interinstitucional de produção científica.