Calouros de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil iniciam jornada acadêmica na Cerimônia do Escalímetro e do Capacete
A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Andreia do Socorro Conduru, em sua fala de abertura, acompanhada da coordenadora Ana Cristina Lopes Braga, de Arquitetura e Urbanismo. Foto: Suzane Lima.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou, na última quinta-feira, 05, a Cerimônia do Escalímetro e do Capacete da oitava turma dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O evento contou com a presença de gestores, docentes, egressos, familiares e autoridades representativas das respectivas profissões.
Estiveram presentes o Reitor do Cesupa, Prof. Sérgio Mendes; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ana Cristina Lopes Braga; a coordenadora do curso de Engenharia Civil e Conselheira Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Profa. Andreia do Socorro Conduru de Sousa; e os professores de ambos os cursos. A solenidade também recebeu autoridades do setor, como a Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) e professora da instituição, Profa. Taynara Pinho.
A programação contou com a presença de egressos dos dois cursos. Representando a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, Iza Carliny enfatizou o papel decisivo de sua formação acadêmica em seu crescimento pessoal e profissional. Na sequência, o Engenheiro Civil Matheus Carvalho compartilhou sua trajetória estudantil e sua consolidação no mercado de trabalho. Recém-formado em janeiro deste ano, ele já atua em uma empresa portuguesa, onde aplica os conhecimentos adquiridos na graduação.
Em seu discurso, o Reitor Sérgio Mendes cumprimentou os novos estudantes e agradeceu o apoio de seus familiares. “A trajetória de vocês será intensa e passará muito rápido. Por isso, desejo que cada um encontre realização e felicidade durante a jornada acadêmica no Cesupa. Agradeço, de forma especial, aos familiares presentes por confiarem e validarem essa importante decisão. É graças ao incentivo de vocês que eles chegaram até aqui, motivo pelo qual externamos nossa profunda gratidão”, afirmou.
A Profa. Ana Cristina Braga frisou o significado do ritual para a comunidade acadêmica. “Este é um instante de acolhimento, boas-vindas e integração. Iniciamos, juntos, a apresentação do caminho que será percorrido ao longo da formação desses estudantes. Ressaltando a fala do prof. Sérgio, o que vivenciamos nesse momento é um verdadeiro encontro de famílias. Representa a alegria e o compromisso de contribuir para a construção do futuro profissional de cada um”, declarou.
Já a Profa. Andreia Conduru destacou o propósito inovador e significativo que norteia a concepção dos projetos pedagógicos. “Desde a criação do curso, nossa ambição era promover uma proposta disruptiva e com sentido, pois almejamos fazer a diferença. Hoje, colhemos os frutos dessa visão, tanto pelas vivências positivas ao longo do percurso quanto pelo êxito demonstrado por nossos egressos no mercado de trabalho”, complementou.
Juramento e Entrega dos Símbolos - Um dos momentos solenes da cerimônia foi a realização do juramento profissional, proferido pela caloura Maite Porto de Oliveira Fonseca, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e pelo calouro Nicola Macedo Rosa Crispino Gomes, de Engenharia Civil.
Em seguida, ocorreu o ritual de entrega do Capacete e do Escalímetro. O capacete foi apresentado como símbolo da responsabilidade, da segurança e do compromisso com a vida, a técnica e a sociedade. O escalímetro, por sua vez, foi descrito como a representação da precisão, do planejamento e da capacidade de materializar ideias em projetos concretos.
Por último, os calouros foram convidados, individualmente, a se dirigirem à frente do palco acompanhados de seus paraninfos. Ao terem seus nomes anunciados, receberam o escalímetro e tiveram o capacete ajustado, em um gesto que marca oficialmente o início de sua jornada universitária e o primeiro passo em direção à carreira profissional.