Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa abre inscrições para o programa institucional de bolsas de iniciação científica e tecnológica

30 de Outubro de 2025
Erica Marques
Cesupa abre inscrições para o programa institucional de bolsas de iniciação científica e tecnológica

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) anuncia a abertura do processo seletivo para o seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBICT) para o ano letivo de 2026. A iniciativa, fomentada pela própria instituição, visa conceder 22 bolsas a estudantes de graduação, fortalecendo a formação científica e a inovação no ambiente acadêmico.

Com vigência de fevereiro de 2026 a janeiro de 2027, o programa tem como objetivo central desenvolver o pensamento científico e tecnológico dos discentes, proporcionando uma imersão prática em atividades de pesquisa. O valor mensal da bolsa será de R$ 700,00.

O edital prioriza propostas de trabalho associadas às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação Stricto Sensu do Cesupa ou vinculadas a grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse alinhamento estratégico busca integrar a graduação à pós-graduação, qualificando futuros mestres e doutores e contribuindo para a consolidação da pesquisa institucional.

Inscrições e processo seletivo - As inscrições ficarão abertas no período de 29 de novembro a 19 de dezembro de 2025, devendo ser realizadas eletronicamente por meio de formulário específico. A submissão das propostas é de responsabilidade dos docentes do quadro permanente do Cesupa, que atuarão como orientadores.

Os estudantes indicados devem estar regularmente matriculados a partir do terceiro período dos cursos de graduação, com, pelo menos, mais dois períodos a cursar após o início da vigência da bolsa.

O processo seletivo será realizado em duas etapas eliminatórias e classificatórias: a primeira consistirá na análise do histórico escolar do candidato, exigindo média igual ou superior a 7,0; a segunda etapa será a avaliação do Plano de Trabalho por um Comitê Científico, que considerará critérios como originalidade, clareza, viabilidade, metodologia e potencial de impacto do projeto.

Os bolsistas selecionados devem dedicar um mínimo de 12 horas semanais às atividades de pesquisa, sem conflito com o horário de aulas. Ao final do programa, tanto bolsistas quanto voluntários que cumprirem todos os requisitos terão direito a um certificado de 480 horas, expedido pela Pró-Reitoria de Graduação e Extensão.

A divulgação do resultado final está prevista para 02 de fevereiro de 2026, no site oficial da instituição.

Para mais informações, acesse o edital.