Cesupa amplia patrimônio acadêmico com acervo inédito do arquiteto Paulo Chaves

A arquiteta Rosário Lima, em sua fala de agradecimento após a exibição do vídeo em homenagem ao seu marido e sócio Paulo Chaves. Foto: Suzane Lima.
Na última terça-feira, 30, foi inaugurado o Acervo Paulo Chaves, na biblioteca do campus Alcindo Cacela 3 do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). A coleção, doada pela família do renomado arquiteto, é composta por livros, folhetos e periódicos que pertenceram ao profissional. Reconhecido por sua significativa contribuição à arquitetura regional, Paulo Chaves deixou um legado marcado por projetos que harmonizam modernidade e identidade local, agora preservado para consulta pública.
O evento contou com a presença de discentes e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, além da arquiteta Rosário Lima, esposa e sócia de Paulo Chaves. A cerimônia de abertura foi conduzida pela coordenadora do curso, professora Ana Cristina Lopes Braga, que enfatizou o valor da doação para a preservação da memória arquitetônica da região.
Antes da apresentação do acervo, foi exibido um vídeo sobre a trajetória profissional do arquiteto, destacando alguns de seus projetos emblemáticos, como a Estação Gasômetro, o Complexo Feliz Lusitânia, o prédio do Tribunal de Contas do Estado e a Estação das Docas. “Ao rever a jornada do Paulo, me emociono por recordar de todos os seus projetos e como ele se envolvia neles. Ele não via a arquitetura como um comércio, pois trabalhava com paixão para fazer e entregar o melhor. Por isso, espero que as obras que fizeram parte da biblioteca dele estimulem os estudantes a terem o mesmo sentimento em seus trabalhos. Então, quero agradecer a todas as pessoas envolvidas nessa homenagem”, comentou, emocionada, a arquiteta Rosário Lima.
A presença do acervo no Cesupa é extremamente importante, não só por somar à bibliografia já existente, mas principalmente por reforçar o acesso ao conhecimento na área: “As publicações tratam de diversos temas como projeto, teoria e história, restauro, materiais e técnicas construtivas, e são reconhecidas pela qualidade das informações. Este acervo simboliza a expressiva contribuição de Paulo Chaves à história das cidades paraenses. E é uma felicidade muito grande recebermos esse material que irá influenciar no conhecimento de nossos estudantes”, explicou a professora Ana Cristina.
A incorporação desta bibliografia na instituição representa um enriquecimento fundamental de seu patrimônio cultural e acadêmico, ampliando as fontes de consulta para o corpo discente e docente.