Cesupa conclui mais uma edição do Programa de Formação Continuada para Docentes
Docentes reunidos na oficina de Aprendizagem Baseada em Problemas, ministrada pela profa. Celice Bergh Pereira. Foto: Suzane Lima.
Entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou mais uma edição do seu Programa de Formação Continuada aos Docentes. O evento, que antecedeu o início do semestre letivo, foi dedicado ao aprimoramento da prática acadêmica e ao fortalecimento do compromisso institucional com a excelência no ensino. Ao todo, mais de 300 professores participaram da programação.
A iniciativa integra a Iniciativa Estratégica de Gestão Acadêmica, Regulação e Sucesso do Estudante, prevista no PDI 2023–2027 da instituição, e abordou temas fundamentais para a contemporaneidade da educação superior, como metodologias ativas, orientações institucionais, questões socioemocionais e gestão acadêmica.
Programação diversificada e atual marcou a semana de formação - Os docentes tiveram a oportunidade de se aprofundar em assuntos diversos, demonstrando a sintonia do Cesupa com as tendências e necessidades do ensino superior. A Inteligência Artificial foi um eixo central, permeando oficinas como “Inteligência Artificial na Prática Docente”, “Construindo Rubricas e Instrumentos Avaliativos Eficazes com o Poder da IA Generativa”, “Assistentes de Pesquisa com IA” e “Estudo de Caso com Apoio do Google Gemini”.
As metodologias inovadoras também foram amplamente exploradas, com atividades como “Street Fighter - Metodologia de Gamificação”, “PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas”, “Aula em Blocos: Método 3Is” e “Colaboração e Feedback Utilizando Avaliação Entre Pares”. Habilidades complementares essenciais à docência receberam atenção em oficinas de “Storytelling”, “Comunicação Assertiva”, “Canva e Noções Básicas de Design para Materiais Didáticos” e “Orientações Jurídicas Preventivas no Âmbito Educacional”.
A programação, composta por palestras e oficinas presenciais, foi cuidadosamente estruturada para promover dias intensos de troca, escuta e aprendizado coletivo. “Para começar o semestre letivo, os professores participaram de uma série de oficinas e palestras sobre assuntos essenciais. Este ano, os temas oferecidos foram selecionados a partir de um levantamento prévio com o corpo docente, atendendo diretamente às demandas por capacitação identificadas pelos próprios professores”, explicou o Prof. Felipe Jailson, gestor de ensino superior da Coordenação de Graduação e Extensão do Cesupa (Cograd)
As atividades foram distribuídas pelos campi Almirante Barroso, Alcindo Cacela e José Malcher, utilizando auditórios, salas de metodologias ativas, laboratórios de informática e salas de projetos.
A realização de mais uma formação reforça o compromisso do Cesupa com o desenvolvimento profissional de seu corpo docente.