Cesupa de Portas Abertas Edição Experience consolida-se como porta de entrada para o futuro acadêmico

Vestibulandos após a programação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Fotos; Dionilton Anjos.
Entre os dias 24 e 30 de abril, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) se transformou em um grande laboratório de experiências durante o Cesupa de Portas Abertas - Edição Experience. O evento recebeu cerca de 200 estudantes do Ensino Médio de Belém e Região Metropolitana, proporcionando uma imersão prática que superou todas as expectativas.
A abertura do evento, no campus José Malcher, contou com atividades dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, onde os participantes vivenciaram simulações de atendimento de emergência e técnicas de reanimação. “Como instituição 100% paraense, temos o compromisso de formar profissionais excelentes desde o primeiro semestre. Por isso, é ofertada uma metodologia ativa desde o início do curso”, destacou a professora e coordenadora de Enfermagem, Paula Sousa. Enquanto isso, no campus Alcindo Cacela I, o curso de Publicidade e Propaganda despertou a criatividade dos jovens com oficinas de produção em estúdio, incluindo técnicas fotográficas e direção de arte.
No segundo dia, o entusiasmo também tomou conta do campus Alcindo Cacela I quando os laboratórios de Ciência da Computação e Engenharia de Computação foram apresentados, permitindo que os estudantes interagissem com tecnologias. A visita à Startup Zenith Inova chamou atenção, mostrando na prática como funciona. “Fiquei muito interessada no curso de Ciência da Computação, principalmente pelas atividades que realizamos. Adoro tudo relacionado à robótica, e a oficina de bot foi ainda mais estimulante por abordar temas como Inteligência Artificial”, compartilhou a estudante Clara Guerreiro.
Um dos momentos mais interessantes no terceiro dia de programação foi a experiência no curso de Administração, que propôs um desafio real de gestão empresarial, enquanto Engenharia de Produção apresentou cases de otimização de processos. A estudante Sofia Brito destacou a importância do evento: “Sou estudante do Ensino Médio, e o que mais me chamou atenção foram as atividades práticas. Antes, eu não tinha muita ideia de qual curso escolher, mas, com essa experiência, pude vivenciar um pouco da rotina acadêmica, e isso me deu mais certeza do que quero estudar: Administração. Foi muito bom para eu entender minha vocação.” Simultaneamente, no campus João Paulo do Valle Mendes, os vestibulandos tiveram a oportunidade de praticar procedimentos no Centro de Simulação Realística, simulando as atividades realizadas no primeiro ano do curso.
A diversidade de experiências continuou no quarto dia de atividades com o curso de Arquitetura e Urbanismo, em que os vestibulandos conheceram o laboratório e exercícios realizados nele, enquanto Engenharia Civil exibiu projetos inovadores no Espaço Maker. Paralelamente, a Clínica de Psicologia abriu suas portas para um bate-papo sobre habilidades socioemocionais na escolha profissional, e os cursos de Nutrição e Odontologia reforçaram a importância dos cuidados integrados em saúde, desde a alimentação até procedimentos odontológicos básicos.
Encerrando a semana, o curso de Direito promoveu uma audiência simulada, transformando o auditório em uma arena de debates jurídicos e proporcionando uma experiência imersiva aos participantes.
Mais do que um evento institucional, o Cesupa de Portas Abertas Edição Experience mostrou-se como uma jornada transformadora, superando expectativas não apenas no número de participantes, mas, principalmente, na qualidade das vivências oferecidas.
Os vestibulandos que não conseguiram garantir a inscrição no Cesupa Portas Abertas terão outra oportunidade para conhecer os cursos ao longo do ano. Enquanto isso, é possível se cadastrar em uma lista de espera para ser notificado sobre a abertura de novas vagas ou próximos eventos. As inscrições podem ser realizadas por meio do link e os interessados também podem acompanhar as redes sociais e o site do Cesupa para ficarem atualizados.