Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa de Portas Abertas oferece imersão prática a estudantes do Ensino Médio

2 de Outubro de 2025
Erica Marques
Cesupa de Portas Abertas oferece imersão prática a estudantes do Ensino Médio

O coordenador do curso de Odontologia, Silvio Menezes, apresentou a clínica para os estudantes do ensino médio que participaram da atividade. Foto: Harumy Cecim.

De 22 a 26 de setembro, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) promoveu uma série de experiências interativas durante o Cesupa de Portas Abertas - Edição Vestibulares 2026. O evento recebeu cerca de 180 estudantes do Ensino Médio de Belém e da Região Metropolitana. Os participantes tiveram a oportunidade de engajar-se em atividades com coordenadores e discentes dos 14 cursos, além de um momento dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre os Vestibulares Cesupa 2026.

A programação inicial, sediada no campus Alcindo Cacela I, foi aberta pelos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Os visitantes conheceram os laboratórios e puderam interagir com diversas tecnologias. Sobre a programação, a estudante do ensino médio Nicole Simões compartilhou: “Eu adorei vir para o Cesupa de Portas Abertas e conhecer um pouco mais sobre esses dois cursos. Foi uma experiência bem participativa, em que nos deram bastante espaço para sanar nossas dúvidas sobre as graduações, além de nos ensinarem algumas ferramentas utilizadas durante a formação.”

No período seguinte, foram apresentados os cursos de Enfermagem e Odontologia. Na Clínica de Odontologia, os alunos receberam informações sobre a graduação, conheceram a infraestrutura e participaram de uma atividade prática da área. Em seguida, o curso de Enfermagem proporcionou aos participantes a vivência de simulações de atendimento de emergência e técnicas de reanimação. As áreas de Administração, Engenharia de Produção e Publicidade e Propaganda também marcaram presença, com dinâmicas que exploraram a criatividade, desafios de gestão empresarial e a apresentação de cases.

O terceiro dia de evento destacou-se pelas atividades de Fisioterapia e Nutrição. A primeira promoveu a oficina “Movimento e Equilíbrio”, enquanto a segunda abordou “Alimentação e Suplementação no Pré e Pós-Treino”, com orientações e preparo. O curso de Direito, por sua vez, realizou uma audiência simulada, na qual os alunos, divididos em grupos, debateram questões jurídicas. A atividade foi seguida por um tour pelo campus.

A variedade de opções continuou no quarto dia, com as ações dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Psicologia. Os vestibulandos conheceram o laboratório e os exercícios realizados em Arquitetura, enquanto a Engenharia Civil exibiu alguns projetos, incluindo simulações de estrutura com kit mola e kit lego. Simultaneamente, a Clínica de Psicologia abriu suas portas para um bate-papo sobre habilidades socioemocionais e para a apresentação de sua estrutura.

Para encerrar a programação, o curso de Medicina detalhou sua grade curricular, mostrou espaços do campus, como o Centro de Simulação Realística (CSR), e explicou a vivência acadêmica do primeiro ano. No que diz respeito a sua expectativa em relação à graduação, a aluna Brenda Martins comentou: “Meu objetivo é cursar Medicina e atuar na área de cardiologia. Aqui, aprendi muito com as explanações dos professores e com as apresentações dos alunos. Todos esclareceram o funcionamento do curso e seus diferenciais. Foi um dia muito importante.”

O Cesupa cumpriu seu papel de orientar os estudantes ao promover uma edição especial do programa Portas Abertas – Vestibulares 2026. A iniciativa proporcionou contato direto com a realidade acadêmica e profissional de cada área, consolidando-se como uma ponte essencial entre a educação básica e o ensino superior. Para os participantes que desejam dar o próximo passo, as inscrições para o Vestibular Cesupa estão abertas até 17 de outubro, pelo site da instituição. Além disso, o Cesupa oferece programas de visitação para quem deseja conhecer seus cursos, mediante agendamento pelo telefone (91) 4042-1048.