Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa destaca pesquisas e ações extensionistas na segunda e última semana de COP30

26 de Novembro de 2025
Erica Marques
Cesupa destaca pesquisas e ações extensionistas na segunda e última semana de COP30

As professoras Ana Laura Maneschy, Rafaela Resque e Lívia Moura no painel "Legislações de Proteção e Defesa da Mulher Paraense Alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". Foto: Comitê Cop30 Cesupa

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) marcou presença durante a segunda semana da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), com participações em painéis tanto na Blue Zone quanto na Green Zone. Entre os dias 16 e 21 de novembro, as atividades evidenciaram o compromisso da instituição com a produção de conhecimento alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua aplicação em soluções para a realidade amazônica.

Na Green Zone, no Pavilhão do Pará, as contribuições começaram no dia 17 de novembro. O professor Marcos Paulo Sousa coordenou a apresentação “Integração entre saberes tradicionais e tecnologias inovadoras para promover governança territorial e desenvolvimento sustentável em uma unidade de conservação no estuário amazônico: estudo de caso da APA Ilha do Combu”. O trabalho ilustrou como a convergência entre o conhecimento das comunidades locais e ferramentas tecnológicas modernas pode fomentar uma gestão territorial mais eficaz e a conservação ambiental.

O Cesupa também esteve representado no Pavilhão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A professora Natália Simões Bentes participou do painel “A crise climática é uma crise de Direitos Humanos: debater saídas a partir da Amazônia”, realizado das 17h30 às 19h. A discussão reforçou a intrínseca ligação entre a degradação ambiental e a violação de direitos fundamentais, propondo soluções ancoradas no contexto amazônico.

No mesmo dia, a temática foi “Legislações de Proteção e Defesa da Mulher Paraense Alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Sob a responsabilidade das professoras Rafaela Resque, Ana Laura Maneschy e Lívia Moura, a discussão articulou como o arcabouço jurídico estadual de amparo às mulheres dialoga e impulsiona o cumprimento da agenda global de sustentabilidade.

Ainda na Green Zone, no dia 19 de novembro, a professora Ana Cristina compartilhou a experiência dos projetos de extensão no espaço do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo): “Participei do painel da COP30 apresentando dois projetos de extensão do Cesupa que integram arquitetura, clima e saúde. O primeiro oferece assessoria contínua a famílias do Curió Utinga para melhorar o conforto térmico e a funcionalidade de suas casas. O segundo é a Paper Log House, uma construção sustentável com materiais alternativos que discute soluções para populações vulneráveis. O público respondeu muito bem, com interações que geraram propostas de parcerias e valorização do papel social da arquitetura.”