Cesupa e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna firmam parceria estratégica para ensino e pesquisa
O Prof. Dr. João Paulo Mendes Filho, vice-reitor do Cesupa, ao lado do Governador do Estado, Helder Barbalho, e do Dr. Sipriano Ferraz, Diretor Presidente do Hospital de Clínicas, durante assinatura do contrato. Foto: Divulgação.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) fortalece sua missão na formação profissional ao firmar importante convênio com o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. A parceria foi oficializada na última quarta-feira, 03, em cerimônia que contou com a presença do governador Helder Barbalho e do Dr. Sipriano Ferraz Santos Junior, Diretor Presidente da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FPEHCGV). Representando o Cesupa, esteve presente o Prof. Dr. João Paulo Mendes Filho, vice-reitor.
O acordo, além de estabelecer ampla cooperação técnica e científica entre as instituições, consolida o papel do Cesupa como promotor do desenvolvimento acadêmico e científico no estado.
O Cesupa será responsável por conduzir projetos de pesquisa, ensino e extensão no hospital, além de garantir toda a infraestrutura e supervisão necessárias para os estágios de seus alunos. O convênio inclui, como contra-partida institucional, além da oferta de bolsas de pós-graduação para profissionais da saúde do hospital, a cessão de equipamentos para qualificar o parque tecnológico na área de cardiologia.
Esta aliança estratégica não só amplia as oportunidades de desenvolvimento da prática assistencial para os alunos de graduação e pós-graduação do Cesupa em um hospital modernizado – que conta com novo Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) –, mas também solidifica o papel da instituição como agente ativo no desenvolvimento da saúde no Pará, promovendo um impacto positivo direto na qualidade da formação profissional e nos serviços oferecidos à sociedade.
O professor João Paulo enfatizou a importância da integração ao SUS na atenção terciária, por meio de parcerias com os hospitais da rede pública estadual, fortalecendo o desenvolvimento dos projetos educacionais na área da saúde, especialmente as graduações e programas de residência médica e multi-profissional.