Cesupa e Youth Negotiators Academy preparam jovens para negociações do clima
A equipe do Cesupa e alguns dos jovens que participaram da capacitação no campus Alcindo Cacela II. Foto: Coordenação do curso de Direito.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) sediou, entre os dias 6 e 8 de novembro, a capacitação do Climate Youth Negotiators Programme (CYNP) em seu campus Alcindo Cacela 2. A iniciativa, realizada em parceria com a Youth Negotiators Academy (YNA), preparou mais de 130 jovens de aproximadamente 70 países para atuar nas complexas negociações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém de 10 a 21 de novembro. A experiência também se estendeu ao corpo discente da instituição, com a participação de 10 alunos do Núcleo de Competições Jurídicas do Cesupa (NCJ), que acompanharam as atividades participando efetivamente do treinamento e interagindo com negociadores de todo o mundo.
Ao longo dos três dias, os participantes engajaram-se em uma intensa programação, que incluiu desde a simulação “Um Dia na Vida de um Negociador” até sessões técnicas sobre aspectos jurídicos e estratégicos. O objetivo central foi capacitar essa nova geração, desenvolvendo suas competências de liderança e conhecimentos técnicos para uma atuação eficaz nos processos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
A professora do curso de Direito do Cesupa, Rafaela Sena, responsável por ministrar uma das oficinas durante a preparação para o evento, destacou a relevância da iniciativa para a instituição e para a região: “É um prazer receber em Belém, mais especificamente no Cesupa, esse encontro incrível dos Jovens Negociadores do Clima. Ao longo de três dias, reunimos participantes unidos por uma causa: moldar o futuro das ações climáticas com responsabilidade, colaboração e coragem. O programa vai além de um treinamento: é um espaço poderoso, onde o conhecimento técnico alia-se a conexões globais e as vozes do Sul e do Norte se encontram. Não consigo imaginar um ambiente mais simbólico do que a Amazônia, centro do debate climático, para promover essas discussões.”
Ao final da capacitação, os jovens negociadores não apenas haviam aprimorado suas habilidades, como também celebraram mais uma parceria bem-sucedida. O acolhimento oferecido pelo Cesupa foi fundamental para criar um ambiente propício ao aprendizado e à construção de redes de cooperação. Além disso, reforçou a missão do programa de formar uma geração de líderes compassivos, capacitados e confiáveis para os espaços de discussão multilateral.