Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa fortalece redes de conhecimento com instituições parceiras em Balanço Ético Global

7 de Novembro de 2025
Erica Marques
Cesupa fortalece redes de conhecimento com instituições parceiras em Balanço Ético Global

Autoridades, professores e pesquisadores das principais instituições de ensino e pesquisa do Estado discutiram sobre uma educação sustentável na Amazônia. Foto: Beatriz Moura.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) foi palco, na última quarta-feira, 05, de um encontro que reuniu autoridades, professores e pesquisadores de renomadas entidades de ensino e pesquisa da região. O Diálogo Autogestionado do Balanço Ético Global (BEG) reuniu no campus Alcindo Cacela 3, além da própria instituição anfitriã, os reitores e representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Museu Paraense Emílio Goeldi.

O evento é uma iniciativa do Fórum de Reitores e Dirigentes de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão do Pará e tem como objetivo fomentar um debate profundo e coletivo sobre os caminhos da educação e pesquisa para uma atuação mais justa e sustentável na Amazônia, criando subsídios para a COP30.

Inspirado no Balanço Global do Acordo de Paris, o BEG propõe uma escuta ética e planetária sobre a crise climática, reunindo lideranças sociais, culturais, espirituais, empresariais, científicas e políticas em seis diálogos intercontinentais e em eventos independentes organizados pela sociedade. O Círculo de Balanço Ético Global busca levar à COP30 um conjunto de contribuições da sociedade civil para acelerar a implementação do Acordo de Paris e limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Durante a abertura do encontro, o Prof. Arthur Laércio Homci, coordenador do curso de Direito do Cesupa, expressou satisfação em receber os parceiros. “Estamos muito felizes com a disponibilidade de todos em estarem presentes, reunidos e dialogando em nossa casa sobre temas tão importantes. Realizar um BEG com líderes das instituições que produzem ciência no Pará, para colher percepções sobre as mudanças climáticas, representa uma contribuição importante da Amazônia para o aprimoramento das ações acerca dos desafios que envolvem essa temática”, afirmou o docente, que representou a Reitoria da instituição.

Os debates do evento foram realizados de modo intercalado e conduzidos por integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os participantes responderam perguntas norteadoras, centradas nas tradições, mobilização social, papel das instituições na educação climática e legado da COP30.

Durante as discussões, a Profa. Tatiane Bahia, Diretora de Pesquisa da Uepa, ressaltou a execução dos projetos de extensão da instituição: “Nossa atuação se dá com profundo respeito, priorizando a escuta e o aprendizado mútuo. Nossas iniciativas buscam compreender as necessidades das comunidades, sem modificar sua vivência, promovendo uma troca cultural enriquecedora. Esse é o conceito de uma Amazônia de território.”

Ao promover o Diálogo, o Cesupa consolidou mais um espaço de construção conjunta, com as demais instituições, visando um desenvolvimento pautado no respeito à sociobiodiversidade e na valorização dos saberes locais.