Cesupa fortalece redes internacionais em evento sobre ação climática e o papel das instituições de ensino
O professor Caio Fanha, coordenador do programa Internacional Office, falando sobre as parcerias internacionais da instituição. Foto: Suzane Lima.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou, no dia 13 de novembro, no campus Alcindo Cacela II, o evento Academia em Conexão pelo Clima. A iniciativa foi conduzida em parceria com o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (TecMonterrey). O encontro reuniu 22 docentes internacionais de diversas instituições de ensino superior, promovendo um diálogo sobre cooperação acadêmica e ação climática na Amazônia.
Entre discussões sobre educação climática, o evento também buscou promover a integração entre instituições de educação superior da Amazônia e do mundo. E sua proposta foi fomentar parcerias acadêmicas e científicas voltadas para a temática da preservação do meio ambiente e seu desenvolvimento sustentável. Entre as metas estavam a troca de experiências em ensino, pesquisa e extensão, a formação de acordos de cooperação e a apresentação do Projeto de Cooperação Internacional Docente do Cesupa.
Um dos momentos centrais foi o Fórum de Professores, momento em que os docentes apresentaram suas respectivas pesquisas. O espaço promoveu a troca de experiências entre os profissionais da educação com apresentações de práticas acadêmicas inovadoras e sustentáveis.
O professor Caio Fanha, coordenador do programa Internacional Office, destacou o caráter estratégico do encontro. “Estamos aqui para discutir os projetos das universidades na discussão do clima e seus impactos. Reunimos instituições de diversos países para fazer uma troca de boas práticas, conhecer melhor seus estudos e, a partir daqui, evoluir nessas colaborações internacionais”, afirmou.
A líder em projetos de sustentabilidade da TecMonterrey, Valéria Soto, enfatizou a importância das parcerias durante sua fala. “Sou muito grata à equipe do Cesupa por me convidar para este evento. No contexto da COP30, quanto mais comunidades e alianças produtivas criamos, mais nos aproximamos da ação climática efetiva. Alegra-me que tenhamos esse tipo de iniciativa, onde podemos nos conectar, aprender e criar relacionamentos que levarão a resultados que se estenderão”, comentou.
O evento reforçou a posição da Amazônia como um polo vivo de conhecimento, inovação e construção de futuros sustentáveis. A ocasião proporcionou um ambiente de troca de experiências, colocando o Cesupa em destaque no cenário global do debate climático, com a presença de representantes de renomadas instituições como a Colorado State University, University of Melbourne e George Washington University (EUA), University of Edinburgh (Escócia), University of Helsinki (Finlândia), University of Leeds e Heriot-Watt University (Reino Unido), Khalifa University (Emirados Árabes Unidos), The Chinese University of Hong Kong (Hong Kong) e a própria TecMonterrey (México).