Cesupa inaugura Núcleo de Orientação ao Viajante em parceria técnica com o Instituto Evandro Chagas/SVSA/MS
 
              
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) anuncia a implantação do Núcleo de Orientação ao Viajante (NOV), um novo ambulatório integrante do seu Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (Cemec), inaugurado em outubro do corrente ano. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), e tem objetivo ampliar e fortalecer a participação das duas instituições nas discussões estratégicas da vigilância de agravos emergentes e reemergentes de importância em saúde pública, especialmente na Amazônica brasileira. Desta forma, o NOV terá um importante papel atuando como mais uma ferramenta estratégica para investigação de agravos e ameaças em saúde pública, fortalecendo a segurança sanitária global, uma vez que, os viajantes representam população sentinela para a introdução e disseminação de agravos transmissíveis como o sarampo e outras doenças infecciosas, como as arboviroses.
O NOV inicia suas atividades com o objetivo de realizar promoção da saúde por meio da consulta de orientação pré-viagem a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro, a fim de reduzir o adoecimento durante as viagens às áreas de risco, especialmente aquelas cujo destino apresenta baixa cobertura de saneamento básico. Os viajantes se deslocam por diferentes motivos: a trabalho, lazer, turismo, intercâmbios culturais, e de formação em outros países para desenvolvimento profissional e ajuda humanitária. Assim, o NOV orienta ações de aconselhamento, vacinação, quimioprofilaxia e educação em saúde de forma individual.
O NOV é coordenado pela médica infectologista, professora e pesquisadora Tânia Chaves, com supervisão da diretora do Cemec, professora Érica Gomes do Nascimento. A criação do NOV concretiza um projeto concebido há mais de dez anos e reafirma a vocação das duas instituições em promover ciência aplicada à vida, com foco na formação de profissionais, vigilância em saúde e resposta rápida a ameaças globais à saúde na região amazônica.
O atendimento de prevenção oferecido pelo NOV vai além do cuidado individual, como ferramenta estratégica para a vigilância em saúde pública, pesquisa e ensino, contribuindo para o cumprimento do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005). Agravos como arboviroses emergentes e a COVID-19 são exemplos de situações que podem ocorrer em eventos de massa, como o Círio de Nazaré que recebe mais de dois milhões de pessoas todos os anos em Belém, e a COP30, em que há uma expectativa mais de 50 mil participantes. Nesse contexto, o Núcleo de Orientação ao Viajante atua como um aliado no esclarecimento à população e no fortalecimento da vigilância para mitigar ameaças à saúde coletiva.
O atendimento no Núcleo de Orientação ao Viajante é gratuito e ocorre às sextas-feiras, das 13h às 17h, no próprio Cemec, localizado na Avenida Governador José Malcher, 1242. O acesso é realizado por ordem de chegada, mediante a apresentação de encaminhamento médico ou de outro profissional de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada. Para ser atendido, é preciso apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para estrangeiros, é necessária a apresentação do passaporte.
A você, viajante, orientamos que marque sua consulta de orientação pré-viagem com pelo menos seis semanas antes da viagem, para termos tempo hábil para a práticas das medidas preventivas, como a vacinação, não deixe para última hora.
Serviço:
Núcleo de Orientação ao Viajante
Atendimento: Sextas-feiras, das 13h às 17h
Local: Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (Cemec) – Avenida Governador José Malcher, 1242
Atendimento: gratuito e por ordem de chegada, mediante encaminhamento de profissional de saúde