Cesupa promove III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para divulgar resultados de pesquisas apoiadas pelo CNPq e Fapespa

Os estudantes do curso de Engenharia de Computação, Yasmin dos Santos e Adler Augustus, apresentam sua pesquisa durante o seminário. Foto: Beatriz Moura.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou, no dia 08 de outubro, a conclusão dos projetos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos por bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O III Seminário PIBICT CNPq e Fapespa, realizado no campus Alcindo Cacela II, contou com a apresentação de 29 pesquisas, consolidando a formação acadêmica dos estudantes.
O objetivo do seminário foi promover a socialização do conhecimento produzido pelos discentes, criando um ambiente propício para a divulgação científica, o debate qualificado e o estímulo à pesquisa de iniciação na instituição.
Na abertura, o Prof. Felipe Jailson, gestor de ensino superior da Coordenação de Graduação e Extensão do Cesupa (Cograd), enfatizou a relevância desta edição, que integrou, pela primeira vez, bolsistas de agências de fomento nacional e estadual. “Este seminário representa um momento especial para nós, pois congrega bolsistas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico do CNPq e da Fapespa. As pesquisas apresentadas foram conduzidas por 35 estudantes, entre bolsistas e voluntários. Trata-se de um evento formativo, de consolidação, e de grande importância para a carreira e a vida de cada participante”, afirmou.
Ao longo do dia, os trabalhos foram expostos em cinco sessões temáticas, evidenciando a abrangência e a interdisciplinaridade da pesquisa no Cesupa. Os projetos apresentados abordaram desde o desenvolvimento de tecnologias vestíveis para a saúde, a criação de biomateriais a partir de espécies da Amazônia – como Jucá e própolis – e a aplicação de Inteligência Artificial em análises urbanas e de dados, até estudos sobre saúde mental, violência obstétrica e bioeconomia.
Para encerrar o evento, foram premiadas as melhores apresentações de cada sessão, selecionadas por uma comissão avaliadora composta por docentes internos e externos. Os trabalhos premiados foram:
Sessão 1 - Saúde e Tecnologia:
Trabalho: Simulação Realística por Meio da Gamificação na Aprendizagem da Reanimação Neonatal em Sala de Parto
Voluntários: Rayssa Renata Correa Pojo (Medicina) e Lucas Almeida Miralha de Figueiredo (Engenharia de Computação)
Orientadores: Maiana Darwich Mendes Guerreiro e Pedro Henrique Sales Girotto
Sessão 2 - Bioeconomia, Biomateriais e Saúde:
Trabalho: Estratégias de Marketing para a Associação de Mulheres Extrativistas de Andiroba da Ilha do Combu (AME COMBU)
Bolsista: Mila Carolina Wariss Borges (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda)
Orientadora: Erika Oikawa
Sessão 3 - Saúde Mental e Sociedade:
Trabalho: Os Avatares do Controle Social e o Acúmulo de Violência na Amazônia: Aportes Iniciais para uma Necessária Agenda de Pesquisa
Bolsista: Ana Luisa Lobato Araújo Salgado (Direito)
Orientador(a): Adrian Barbosa e Silva
Sessão 4 - Biomateriais e Saúde:
Trabalho: Desenvolvimento de Hidrogel Cicatrizante com Bioativos da Amazônia: Inovação e Sustentabilidade
Bolsista: Roberta Louise Dias Rodrigues (Medicina)
Voluntários: Adilson Talis Ferreira dos Santos e Laura Coutinho Viana (Medicina)
Orientador: Edson Yuzur Yasojima
Sessão 5 - Sustentabilidade e Tecnologia:
Trabalho: Análise Computacional dos Perfis Taxonômicos e Funcionais da Terra Preta Ancestral Indígena: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e Mitigação das Mudanças Climáticas na Amazônia
Bolsista: Isadora Santos de Lacerda Oliveira (Ciência da Computação)
Orientador: Marcos Paulo Alves de Sousa
Trabalho: Arquitetura e Inclusão: a Readequação de Edificações Desocupadas no Centro da Cidade de Belém para Moradia de Interesse Social
Bolsista: Isabelle Melo da Silva Santos (Arquitetura e Urbanismo)
Orientador(a): Ana Cristina Lopes Braga