Cesupa promove lançamento do PET-Saúde Digital em parceria com Ministério da Saúde e secretarias

Evento contou com a presença de professores e representantes da área da saúde para discutir a execução do projeto. Foto: Beatriz Moura.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou, na última segunda-feira, 1, o evento de lançamento oficial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Digital. A solenidade, que marcou o início de uma importante iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), reuniu a comunidade acadêmica e gestores no auditório, no Campus Alcindo Cacela II.
A mesa de abertura foi composta pelos agentes dos setores envolvidos na parceria: o Gestor de Ensino Superior e membro da Coordenação de Graduação e Extensão do Cesupa, o professor Felipe Jailson Florêncio; o Representante do Comitê Gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) Digital do Estado do Pará, Professor Bruno Pinheiro; a Coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde e representante da Sesma, Marilene Carvalho; a Representante dos Docentes do Cesupa na categoria de Tutores do Projeto, Professora Joice Brito, do curso de Psicologia; o Representante dos Trabalhadores dos Serviços na categoria de Preceptores e orientadores de serviço, Arthur Bernardes; a Representante dos Monitores, Ana Luiza Palheta, do curso de Psicologia; e a Coordenação do projeto, na pessoa da professora Paula Sousa.
Esta é a quarta edição do programa com a participação do Cesupa, resultado de um extenso processo de construção e de uma sólida parceria interinstitucional. O projeto tem como objetivo ampliar a adesão e o acesso dos usuários aos serviços do SUS. Além disso, visa contribuir para a formação de futuros profissionais e para a construção de um sistema mais equitativo, inovador e humanizado.
Em sua fala, a professora Paula Sousa, coordenadora do projeto e do curso de enfermagem, destacou a relevância da iniciativa: “O PET-Saúde Digital representa uma oportunidade ímpar de aprendizado para os alunos, integrando saúde, tecnologia, educação, pesquisa e inovação. É uma iniciativa colaborativa, que mobiliza docentes, discentes, profissionais e gestores de saúde.”
Entre os principais diferenciais elencados pelos integrantes da mesa, estão a formação crítica em saúde digital, o desenvolvimento de soluções tecnológicas, a construção de uma cultura de dados seguros e o incentivo ao protagonismo da comunidade.
A aprovação do projeto em um edital nacional competitivo, que contou com a participação de universidades de todo o país, foi destacada como um motivo de orgulho para a instituição. O evento marcou o início de uma jornada inspiradora, pautada pela integração de saberes e pelo diálogo interdisciplinar.