Cesupa realiza 9ª edição do Fórum de Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica
Docentes compartilharam seus estudos desenvolvidos ao longo do último ano. Foto: Suzane Lima.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou a 9ª edição do Fórum de Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica. O evento, realizado no dia 23 de janeiro, reuniu professores, coordenadores de curso e gestores para o compartilhamento e a socialização das experiências desenvolvidas ao longo do último ano, com foco em metodologias ativas e práticas inovadoras de ensino.
A tradição do Fórum está alinhada com o compromisso do Cesupa com a renovação pedagógica. Desde o ingresso da instituição no consórcio STHEM Brasil (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), em 2015, o estímulo à formação docente tem sido uma prioridade. O Fórum, criado em 2017, é o principal palco para a disseminação dessas práticas.
Este ano, o encontro ampliou seu formato para promover uma descrição mais detalhada das boas práticas em todos os âmbitos institucionais. O evento contou com uma programação extensa, incluindo a apresentação de 25 trabalhos, que são relatos de experiências práticas docentes, abrangendo todos os cursos de graduação do Cesupa.
De acordo com Gisele Abrahim, coordenadora de avaliação e supervisão do Cesupa, o Fórum cumpre um papel fundamental no ecossistema de inovação da instituição. “Esse Fórum foi concebido para que a gente pudesse ter um espaço muito importante para socialização de práticas inovadoras no ensino. A programação envolve 25 trabalhos que são relatos de experiências práticas dos nossos professores e representam todos os nossos cursos de graduação”, destacou.
Além das apresentações, o evento reservou momentos especiais de reconhecimento, divididos em duas frentes de premiação. A primeira foi destinada aos docentes e coordenadores destaque do ano de 2025, celebrando a excelência na gestão e no ensino.
A segunda premiação contemplou os melhores relatos apresentados no evento, que foram avaliados em duas categorias distintas: a escolha do Comitê Científico e a Escolha do Público. Em um acontecimento inédito, um único trabalho conquistou o reconhecimento máximo em ambas as categorias simultaneamente. O relato vencedor foi “Street Fighter como estratégia de gamificação educacional: práticas pedagógicas multidisciplinares”, de autoria do Prof. Eudes Danilo Mendonça, que se destacou pela aplicação eficaz e inovadora das metodologias de aprendizagem ativa.
Segue abaixo a ordem de premiação:
Coordenador Destaque 2025.1
1º lugar: Coordenadora do curso de Nutrição, profª Daniela Gaspar
2º lugar: Coordenadora do curso de Engenharia Civil, profª Andreia Conduru
3º lugar: Coordenadora do curso de Fisioterapia, profª Wiviane Freitas
Destaques Docentes 2025.1: 20-120 Respondentes
1º lugar: Marucia Fernandes Vercosa (Enfermagem)
2º lugar: Karoline Dantas dos Santos (Engenharia Civil)
3º lugar: Ricardo Roberto de Souza Fonseca (Odontologia)
Destaques Docentes 2025.1: Mais de 121 Respondentes
1º lugar: Rafaela Teixeira Sena Daibes Resque (Direito)
2º lugar: Roseane Torres de Madeiro (Psicologia, Direito, Medicina e Publicidade e Propaganda)
3º lugar: Bruno Ferreira Montenegro Duarte (Direito)
Destaques Docentes 2025.1: Medicina
Tanise Nazaré Maia Costa
Melhor Relato - Escolha do Comitê Científico
Street Fighter como estratégia de gamificação educacional: práticas pedagógicas multidisciplinares, Prof. Eudes Danilo Mendonça
Melhor Relato - Escolha do Público
Street Fighter como estratégia de gamificação educacional: práticas pedagógicas multidisciplinares, Prof. Eudes Danilo Mendonça.