Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa realiza ação de acolhimento e cuidados à saúde para romeiros durante o Círio de Nazaré

21 de Outubro de 2025
Erica Marques
Cesupa realiza ação de acolhimento e cuidados à saúde para romeiros durante o Círio de Nazaré

Ação foi realizada por alunos e egressos de diversos cursos da instituição. Foto: Suzane Lima.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) promoveu, entre os dias 09 e 11 de outubro, no campus João Paulo do Valle Mendes, uma ação solidária voltada para os romeiros do Círio de Nazaré. O projeto Cesupa Solidário contou com a colaboração de diversos cursos e ofereceu cuidados físicos e emocionais, por meio de escuta e acolhimento, com o objetivo de apoiar os fiéis em sua caminhada.

A iniciativa foi oficializada em 2022, consolidando-se no pós-pandemia, que contou com a parceria da Paróquia de Santa Terezinha da Amazônia, impulsionando sua expansão com a abertura de inscrições para a comunidade acadêmica e externa. E este ano, o projeto contou com 504 inscritos.

A professora Rosana Afonso, dos cursos de Medicina e Fisioterapia, enfatizou o caráter institucional da ação que envolveu acadêmicos de diversas áreas da Instituição e egressos que retornaram como profissionais. “É gratificante ver a comunidade acadêmica servindo à sociedade. Neste ano, o projeto expandiu sua atuação para três dias consecutivos, com escalas de voluntários se revezando a cada três horas. A ação contou com doações e apoio logístico do Cesupa e dos discentes. Por exemplo, a Atlética Immortal, do curso de Medicina, colaborou com a campanha “Fé Immortal” na arrecadação de água”, relatou a docente.

O apoio dos estudantes em diversas atividades foi fundamental, como os alunos de Enfermagem que participaram da arrecadação e doação de materiais para a assistência, enquanto os de Psicologia atuaram em ações de curativos e no auxílio com a alimentação. O curso de Fisioterapia também se fez presente com o projeto Aos Cuidados da Fé, que existe desde o ano de 2021, e ofereceu uma programação dedicada aos cuidados físicos e ao acolhimento. “Os nossos alunos auxiliaram na distribuição de água e mingau para fortalecer os romeiros, enquanto a equipe realizou atendimentos como massagem, outras estratégias da fisioterapia, práticas integrativas e troca de curativos para proteção dos pés”, explicou a professora Wiviane Matos, coordenadora do curso de Fisioterapia.

A aluna Karla Suely Souto Pinheiro, do segundo semestre de Medicina, compartilhou sua motivação para participar: “Para mim, o Círio é uma data muito importante e a oportunidade de ajudar de maneira mais direta foi muito significativa. É um momento em que se desperta um valor maior pelo próximo e a satisfação em se fazer útil.”

A ação, que ofereceu troca de curativos, escuta e verificação de pressão arterial e glicose, proporcionou um apoio essencial aos romeiros durante uma das maiores manifestações religiosas do país.