Cesupa realiza Colação de Grau da XXVIII turma de Medicina e outorga títulos a novos profissionais
O formando Sérgio Lucas Vidonho, orador da turma, relembrou os desafios e os ensinamentos durante a graduação. Foto: Beatriz Moura.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) celebrou, na última segunda-feira, 22 de junho, a Colação de Grau da XXVIII Turma de Medicina. A solenidade, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, coroou a trajetória de 76 novos médicos em uma noite marcada por discursos e honrarias.
A cerimônia, que contou com a homenagem ao Professor Msc. Tarik Olivar de Nunes Valente como nome da turma, iniciou com a composição da mesa diretora, presidida pelo Reitor do Cesupa, Prof. Sérgio Mendes, e composta também pelo Vice-Reitor, Prof. João Paulo Mendes Filho; pela Pró-Reitora de Graduação e Extensão em exercício, Prof.ª. Paula Mendes Acatauassú Carneiro; pela Coordenadora do Curso de Medicina, Prof.ª Milena Coelho Fernandes Caldato; pelo paraninfo da turma, Prof. Paulo Eugênio Santos Cecim; pelo Diretor Administrativo, Renato Teixeira Giordano; e pelo Secretário Acadêmico Geral, Nilton Belém dos Santos. O Prof. Leonardo Mendes Acatauassu Nunes foi homenageado como Patrono da turma.
Jornada de resiliência e superação - O orador da turma, Sérgio Lucas Vidonho, relembrou os desafios enfrentados desde o início da graduação, que coincidiu com o período mais crítico da pandemia de Covid-19. “Logo no primeiro semestre, mesmo em um cenário inédito para a humanidade, fomos inseridos num método de ensino completamente diferente. A partir daí, iniciamos um árduo caminho. E por este momento e tantos outros, agradeço aos pais, familiares, amigos e tutores por terem sido o suporte durante esse processo e por nos ensinarem que, apesar de desafiador, foi um momento de enorme amadurecimento.”
Posteriormente, a formanda Larissa Oliveira Aguiar conduziu a homenagem direcionada àqueles que contribuíram para a formação dos futuros médicos: os pacientes que confiaram seus corpos e histórias e ao “cadáver desconhecido”, cuja doação silenciosa foi fundamental para o estudo da anatomia e a compreensão da vida.
Seguindo a cerimônia, a colanda Daniely Maues Beliqui conduziu o tradicional Juramento dos Concluintes. Neste momento, os novos médicos prometeram, perante a sociedade e seus pares, dedicar suas vidas ao alívio do sofrimento humano, agindo com ética, dignidade e respeito.
Já a formanda Amanda Ayako Yamamoto, representando todos os concluintes, recebeu o grau das mãos do Reitor, acompanhada de seu paraninfo, em um ato que personificou a oficialização da conquista de toda a turma.
Em seguida, procedeu-se à chamada nominal, momento em que foi realizada a imposição do capelo, selando a graduação de cada um dos formandos.
Homenagens e reconhecimento - A excelência acadêmica também marcou a solenidade durante a homenagem aos três destaques da turma: o 3º lugar coube ao médico Rafael Alexandre de Souza Abreu; o 2º lugar, à médica Daniely Maués Beliqui; e o 1º lugar, à médica Giovanna Hage Karam Giordano. As honrarias foram entregues pelas autoridades da mesa, celebrando a dedicação dos novos profissionais.
Em seu discurso, a Professora Dra. Milena Coelho Fernandes Caldato, Coordenadora do Curso, destacou a trajetória da turma e enfatizou a qualidade técnica e integrativa construída ao longo dos anos, os tornando médicos diferenciados.
O paraninfo, Professor Paulo Eugênio Santos Cecim, em seu discurso, fez um paralelo entre a jornada médica e a navegação: “Dizem que o mar calmo nunca formou um bom marinheiro e, se essa máxima for verdadeira, a tripulação que se forma nesta noite está orientada para navegar e buscar conhecimento pelas águas desafiadoras da vida.” O professor também aconselhou os jovens médicos a estudarem sempre, serem humanizados e a manterem a fé como pilar de suas práticas.
Em seu discurso de encerramento, o Reitor, Prof. Sérgio Mendes, felicitou os formandos pela conclusão de uma caminhada que uniu a turma: “Parabenizo vocês, novos médicos e médicas, pela conclusão de uma trajetória acadêmica que sempre procurou ultrapassar o domínio técnico para enaltecer a humanização, a conduta ética e a sensibilidade diante do outro. Tenham em mente que o aprendizado não se encerra aqui. O saber acumulado deve orientar-se por um ideal mais amplo, voltado ao bem-estar coletivo e à transformação social. Expresso minha gratidão às famílias, aos professores, aos coordenadores e a todos que contribuíram para tornar esta noite inesquecível. Sigam adiante com coragem e confiança, sem temer os desafios. E sejam profissionais de excelência, íntegros e plenos de realização.”