Cesupa recebe a 13ª edição da Global Money Week e promove educação financeira com especialistas

O professor Felipe Felipe Guimarães (ao centro) junto com os palestrantes da 13ª GMW. Foto: Coordenação da Clínica de Superendividamento do Cesupa.
O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) recebeu a 13ª edição da Global Money Week (GMW), campanha mundial que promove educação financeira para jovens e crianças em mais de 170 países. Pela primeira vez em Belém, o evento foi realizado na última sexta-feira, 04, no Auditório Ney Sardinha, no Campus Alcindo Cacela II, com palestras e debates sobre proteção financeira, finanças digitais, inteligência artificial e perspectivas comportamentais.
Organizado pela Clínica de Superendividamento do Cesupa (CSE), em parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o encontro teve como tema Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir. A proposta foi alertar sobre os riscos das decisões financeiras impulsivas, especialmente em um cenário marcado por finanças digitais, influência de “finfluencers” e inteligência artificial.
A programação iniciou com a palestra O novo programa do Governo Federal Crédito ao Trabalhador e a importância da educação financeira no Brasil, ministrada pelo professor Felipe Guimarães, coordenador da Clínica de Superendividamento do Cesupa. Em seguida, o Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam/UFPA) falou sobre sua atuação na implementação de práticas de conscientização financeira na região, apresentado pelas professoras Cleomara Paraense e Cleonilda Batista e pelo professor Alexandre Damasceno.
Outro destaque foi a palestra Proteção financeira na era digital: como tomar decisões inteligentes, com Gleyson Oliveira Santos, CEO da Startup NeuroIdentify e acadêmico de Psicologia no Cesupa. Já Marcos Vinícius Jordão Monteiro, também fundador da plataforma e acadêmico do curso de Psicologia, falou sobre comportamento do consumidor e psicologia financeira, destacando como emoções e vieses cognitivos influenciam as decisões econômicas.
As falas durante as palestras reforçaram a relevância em tratar de temas muito sensíveis sobre educação financeira e superendividamento no contexto jurídico, assuntos fundamentais para formar cidadãos mais conscientes sobre seus direitos e deveres. “Educação financeira é um instrumento valoroso e muito importante para combater o fenômeno do superendividamento das famílias brasileiras, que hoje está em mais de 70% segundo pesquisas do setor. Instruir, informar e alertar jovens, crianças e adultos sobre como gerir o seu orçamento doméstico é um ato de cidadania no contexto financeiro. Então, eventos como esse ratificam essa importância, além de inseri-lo em um debate mais regional, pontuou o professor Felipe Guimarães.
A GMW é uma iniciativa que, ao longo de suas edições, já alcançou mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. No Cesupa, a participação dos alunos e da comunidade reforça o compromisso da instituição com a formação integral, preparando-os não apenas tecnicamente, mas também com consciência financeira e responsabilidade social.