Cesupa recebe nova turma de Fisioterapia em Cerimônia do Jaleco
Calouros, veteranos e o corpo docente reunido na tradicional cerimônia do jaleco, realizada na Clínica de Fisioterapia. Foto: Beatriz Moura.
A tradicional Cerimônia do Jaleco de Fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) foi realizada no último sábado, 07, na Clínica do curso. O evento, que reuniu 34 calouros, simbolizou o ingresso oficial dos estudantes no universo acadêmico e profissional.
A solenidade teve início com uma apresentação artística de ballet e, na sequência, o Prof. Felipe Jailson, gestor de ensino superior da Coordenação de Graduação e Extensão do Cesupa (Cograd), realizou a fala institucional. Em seguida, a professora Wiviane Matos, coordenadora do curso, detalhou a estrutura curricular, os projetos em desenvolvimento e os diferenciais formativos oferecidos pela instituição.
O momento da entrega dos jalecos foi conduzida pela professora Marineuza Jardim Azevedo e o rito de passagem foi protagonizado pelas veteranas Juliana Valente e Carla Andressa. As alunas realizaram a entrega simbólica do equipamento de proteção individual aos novos estudantes de fisioterapia, consolidando a transição entre ciclos e o acolhimento da nova turma.
“Para nós, a Cerimônia do Jaleco foi um momento muito simbólico, pois consideramos que, ao vestir o jaleco, se materializa o início da trajetória profissional dos nossos calouros. Hoje, acreditamos e esperamos que esse momento possa ser compartilhado com eles para estimular o fortalecimento da jornada profissional. É uma oportunidade para desenvolverem o sentimento de pertencimento à profissão e compreenderem que, a partir daquele instante, passam a carregar consigo valores como cuidado e responsabilidade, compromissos que também se estendem aos seus familiares”, afirmou a coordenadora Wiviane Matos.