Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa recebe sessão do TJPA em iniciativa de integração entre Judiciário e academia

9 de Setembro de 2025
Erica Marques
Cesupa recebe sessão do TJPA em iniciativa de integração entre Judiciário e academia

O evento promoveu um intercâmbio jurídico para os estudantes do curso de Direito. Foto: Beatriz Moura.

Na última segunda-feira, 08, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), campus Alcindo Cacela II, foi palco da integração entre o Poder Judiciário e a academia. O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizou a Sessão de Julgamento da 2ª Turma de Direito Público, proporcionando uma experiência prática única para discentes e docentes.

A iniciativa, fruto de uma parceria institucional, teve como objetivo principal estreitar a relação entre a comunidade acadêmica e o funcionamento do Judiciário. O evento promoveu um intercâmbio jurídico, permitindo a estes últimos vivenciar os ritos e procedimentos de uma sessão colegiada real, além de compreender a dinâmica das decisões judiciais.

Para o professor Arthur Laércio Homci, coordenador do curso de Direito, a oportunidade representa um valioso instrumento de formação. “Recebemos aqui em nossa casa a Sessão de Julgamento da 2ª Turma de Direito Público. Um momento muito importante para que os nossos alunos possam vivenciar como funciona a dinâmica de um julgamento do colegiado, a atuação de desembargadores e a atuação dos advogados. Através dessa vivência, eles se preparam para atuar, brevemente, dentro desse contexto, desempenhando essas funções”, destacou.

O desembargador José Maria Teixeira do Rosário, presidente da Turma, reforçou a importância de levar o trabalho do Tribunal para o ambiente universitário. “Temos, acima de tudo, o interesse de mostrar como funcionam as sessões de direito público para os alunos do curso de Direito. Acredito ser uma oportunidade única, pois eles conseguem ver de perto e também se estimularem a, futuramente, estar do outro lado do balcão. Espero que esse aprendizado os motive mais ainda”, afirmou o magistrado.

A atividade exemplifica como a integração entre academia e sociedade é fundamental para a preparação de futuros operadores do direito. Além disso, mostra formação jurídica de excelência, aliando a sólida base teórica à imersão prática essencial para a construção de carreiras.