Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Clínica de Direitos Humanos do Cesupa integra ação de proteção a crianças e adolescentes durante a COP30

13 de Novembro de 2025
Erica Marques
Clínica de Direitos Humanos do Cesupa integra ação de proteção a crianças e adolescentes durante a COP30

A coordenadora da Clínica, a professora Natália Simões Bentes, junto dos alunos que atuarão no Plantão Integrado. Foto: Clínica de Direitos Humanos do Cesupa.

A Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) iniciou sua atuação no Plantão Integrado de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A iniciativa, que está em funcionamento desde o início da Conferência, assegura um atendimento especializado durante todo o evento.

A ação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em conjunto com o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém. O Cesupa participa em parceria com a Superintendência da Primeira Infância do município, o Comitê de Proteção de Crianças e Adolescentes na COP30 e demais instituições do Sistema de Garantia de Direitos.

De acordo com a coordenadora da Clínica, Natália Simões Bentes, o plantão é uma força-tarefa no cuidado das pessoas que serão atendidas. “O espaço, localizado no Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, tem como finalidade acolher crianças e adolescentes que, porventura, se percam durante o período do evento. É uma reunião dos nossos estudantes e integrantes dos demais órgãos para realizar esse acolhimento e efetuar os encaminhamentos jurídicos necessários”, explicou a professora.

Durante as atividades, a equipe do Cesupa teve a honra de encontrar a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e do Prefeito de Recife, João Campos, ocasião em que reafirmou seu compromisso com a promoção e defesa dos direitos da infância.

Estrutura de Atendimento - O plano de proteção conta com uma estrutura abrangente, incluindo o plantão integrado no colégio Orlando Bitar, espaços seguros para recepção temporária de crianças, equipes volantes e tendas laranjas instaladas pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em locais de maior concentração de pessoas.

As equipes volantes, formadas por universitários voluntários treinados, atuarão de forma identificada na distribuição de materiais informativos e na divulgação dos canais de denúncia. A rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da região dará suporte a todas as atividades.

Canal de Denúncia - O Disque Direitos Humanos (Disque 100) será um canal central para atendimento e registro de denúncias, contando com um sistema exclusivo para a COP30. O serviço é gratuito, anônimo e permanecerá ativo por tempo indeterminado após o término da Conferência.