Colação de grau do Cesupa consagra formação de novos profissionais

No dia 20 de agosto, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) realizou duas cerimônias de colação de grau para dez cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Fisioterapia e Nutrição. O evento, ocorrido na Assembleia Paraense, reuniu formandos, familiares, professores e convidados em um momento de celebração pelo esforço dedicado durante os anos de estudo.
A primeira solenidade contemplou os cursos de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Fisioterapia e Nutrição. Representando os graduandos, a discente Amelie Maria da Silva Meha enfatizou a importância dos laços familiares. “Muitos de nós não estaríamos aqui se não fosse o abraço de uma mãe, o conselho de um pai, a fé de uma avó ou o sacrifício de alguém que abriu mão de algo por nós. Tem sempre alguma coisa da gente nos outros. E tem muito dos outros na gente também”, declarou. Já o professor paraninfo, Msc. Francisco Monticeli Valias Neto, encorajou os novos profissionais: “Tenho a certeza de que vocês têm todas as condições de deixar uma marca positiva na história desta região - e, por que não, do país. A Amazônia precisa de vocês. O Pará precisa de vocês. E eu tenho convicção de que vocês estarão à altura desse chamado.”
A segunda sessão, dedicada aos bacharéis em Direito, contou com a oradora Silvia Carla Miranda Ferreira, que refletiu sobre a missão da classe. “Alguns de nós vão advogar, outros seguirão para concursos, talvez para a docência ou para caminhos ainda desconhecidos. Entretanto, onde quer que o vento nos leve, que nunca nos esqueçamos: o Direito é apenas o instrumento, e cabe a nós, operadores do direito, decidir como afiná-lo”, disse. Já a professora Msc. Emilia de Fátima da Silva Farinha Moreira discursou sobre a jornada acadêmica: “Hoje, vocês entram oficialmente para o mundo jurídico. Caminhem com firmeza, coragem e ética. Vocês não são apenas bacharéis; são, agora, construtores de Justiça.”
O Reitor e Professor Sérgio Fiuza de Mello Mendes presidiu ambas as sessões e destacou a importância das cerimônias como espaço de renovação do compromisso e do mister institucionais. “É nosso papel contribuir para o avanço das sociedades, por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, aliadas a iniciativas edificantes. A complexidade e a diversidade de nossos desafios exige que unamos pessoas com pensamentos e perspectivas diferentes, dispostas à co-criação. Por isso, é fundamental que cada um tenha consciência do caminho que deseja seguir. Aqui no Cesupa, procuramos auxiliá-los nessa trajetória ao longo da graduação, apresentando-lhes demandas sociais reais que os desafiam e estimulam a pensar de forma ainda mais crítica e criativa. Agradeço por este momento compartilhado, pela confiança depositada em nossa instituição e parabenizo todos os formandos por esta conquista.”
Destaque Acadêmico - Durante a segunda cerimônia, foram homenageados os três melhores alunos de cada curso pelo seu desempenho acadêmico. No curso de Direito, os destaques foram:
1º lugar: Silvia Carla Miranda Ferreira
2º lugar: Benedito Mutran Neto
3º lugar: Anna Beatriz Nunes dos Santos