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Comuniquê 2025 explora as “Travessias Comunicacionais” entre o tradicional e o digital

23 de Setembro de 2025
Erica Marques
Comuniquê 2025 explora as “Travessias Comunicacionais” entre o tradicional e o digital

As pesquisadoras Victória Costa, Bárbara Baleixe e Felipe Jailson durante a mesa de encerramento do evento. Foto: Beatriz Moura.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) sediou, nos dias 17 e 18 de setembro, a 13ª edição do Comuniquê, evento acadêmico promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda. Com o tema “Entre Mundos: Travessias Comunicacionais”, a programação foi realizada no campus Alcindo Cacela I e na Livraria Travessia, consolidando o encontro como um espaço fundamental para debater o papel da comunicação no mundo contemporâneo.

A proposta central foi fomentar a reflexão e a troca de experiências, navegando pelas interseções entre o manual e o digital, o sensível e o tecnológico, a memória e a tendência. O objetivo foi honrar as origens da área ao mesmo tempo em que se projetou seu futuro, valorizando as narrativas amazônicas em um diálogo constante com o global.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda do Cesupa, Mariana Menezes, e uma das organizadoras, enfatizou que o evento é fruto da colaboração de toda a comunidade acadêmica. “O Comuniquê é a semana acadêmica de comunicação, organizada pelos nossos alunos e estagiários da Agência Storm. Nesses dois dias, nos propusemos a discutir as dualidades da comunicação e realizar o intercâmbio entre os discentes, a comunidade acadêmica, nossos docentes e os profissionais do mercado”, explicou.

A programação do Comuniquê 2025 foi elaborada para oferecer uma imersão completa no tema. No primeiro dia, as atividades incluíram oficinas como “Pontes Narrativas”, com Elson Santos, e “Ilustração que Atravessa Rios e Histórias”, com Helô Rodrigues. A roda de conversa “Amazônia em Narrativa” aprofundou as discussões sobre as particularidades regionais.

No segundo dia, no eixo “Mar Aberto”, os participantes escolheram entre as oficinas “Movimento Amazônico em 3D”, com Silvio Duarte, e “Além das Lentes”, com Evellin Callado. O ponto alto foi a roda de conversa principal, que deu nome ao evento: “Entre Mundos: Travessias Comunicacionais”. O encerramento foi marcado por um happy hour, oportunizando networking entre todos os envolvidos.

A aluna Ana Carolina, do segundo semestre de Publicidade e Propaganda, participou de oficinas nos dois dias e ressaltou a importância da experiência. “O evento foi muito significativo para a minha formação, tanto para o currículo quanto para a vivência acadêmica, ampliando o meu repertório sociocultural”, comentou.

O professor Pedro Gama, diretor da Livraria Travessia, espaço que acolheu parte da programação, celebrou a sinergia do local com o tema do evento. “Este lugar foi pensado, acima de tudo, para encontros. E hoje, tivemos um encontro a ser celebrado: o Comuniquê. Nele, falamos sobre a narrativa dentro da Amazônia e a relação que existe entre Comunicação e Publicidade. Um evento que tenta traçar a nossa narrativa de pertencimento, que mostra como é especial estar nesse lugar, vivendo esse lugar, e que é preciso falar desse lugar, agora”, declarou.

O Comuniquê posicionou-se, assim, como um catalisador de novas ideias e conexões, reforçando a importância de se debater a comunicação a partir de uma perspectiva amazônica, plural e inovadora, construindo coletivamente futuros possíveis para a área.