Cooperação entre Cesupa e Secult busca reconhecimento internacional de teatros da Amazônia à Unesco
 
              Entrega da documentação técnica realizada por estudantes e professores do Cesupa foi realizada na na biblioteca do campus Alcindo Cacela III. Foto: Beatriz Moura.
No último dia 10 de outubro, na biblioteca do campus Alcindo Cacela III, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) cumpriu uma etapa significativa do Acordo de Cooperação firmado com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O momento marcou a entrega oficial da documentação técnica do levantamento dos edifícios do entorno do Theatro da Paz à diretoria do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHAC).
A ação, que contou com a presença da diretora do DPHAC, Rebeca Ribeiro, consistiu na formalização do Plano de Trabalho vinculado ao convênio, que compreendeu o minucioso registro técnico de monumentos localizados nas proximidades do Theatro da Paz, como o Monumento à República, o Anfiteatro e o Coreto de Alvenaria. A iniciativa visa subsidiar a candidatura dos teatros da Paz e Amazonas ao título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Ana Cristina Lopes Braga, que esteve acompanhada por discentes envolvidos no projeto, destacou a conclusão desta fase e a relevância da contribuição institucional: “A entrega do levantamento técnico dos monumentos em torno do Theatro da Paz consolida uma parte importante do acordo de cooperação e servirá para compor a documentação que será encaminhada à Unesco. Este projeto, desenvolvido sob a responsabilidade dos professores Tales Kamel, Fernando Navarro e Luan Cavaleiro, mostra a relevância do papel da academia nesses processos. Estamos colaborando com a valorização do nosso patrimônio e da nossa cultura, ao mesmo tempo em que mostramos para os alunos as diversas possibilidades de atuação do arquiteto e urbanista.”
A conclusão desta etapa destaca a articulação do ensino, pesquisa e extensão do Cesupa para a preservação da história e da identidade cultural da Amazônia.