Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Diálogos Amazônia e Clima: Cesupa integra áreas em evento sobre agenda climática na Amazônia

22 de Setembro de 2025
Erica Marques
Diálogos Amazônia e Clima: Cesupa integra áreas em evento sobre agenda climática na Amazônia

Durante a mesa de abertura, foi discutido a celebração do evento e a relevância da Amazônia estar no centro dos debates. Foto: Beatriz Moura.

O campus Alcindo Cacela II do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) sediou, nos dias 15 e 16 de setembro, o evento “Diálogos Amazônia e Clima: cenários presentes e caminhos futuros”. A iniciativa, promovida pelo Programa Cesupa Sustentável, integrou três atividades acadêmicas da instituição: a XXVI Jornada Jurídica, a IV Mostra de Tecnologias em Saúde e a I Mostra de Projetos da Argo, criando um ambiente multidisciplinar para a convergência de saberes.

A mesa de abertura contou com a presença do Reitor do Cesupa, Prof. Sérgio Mendes; do Coordenador do Curso de Direito e integrante do Grupo de Trabalho Cesupa na COP30, Prof. Arthur Laércio Homci; do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, Prof. Jean Carlos Dias; do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inteligência Territorial e Sustentabilidade, Prof. Marcos Paulo de Sousa; das professoras e integrantes do Grupo de Trabalho Cesupa na COP30, Taynara Gomes e Emylly Barrozo; e da Diretora Executiva do Centro Acadêmico de Direito Otávio Mendonça – CADOM, Antônia Celine.

Em sua fala, o reitor Sérgio Mendes celebrou a realização do evento: “O Diálogos é um grande encontro da comunidade acadêmica do Cesupa, com a participação de um número expressivo de docentes e alunos, juntamente com ilustres convidados externos. O evento, ao abrigar a Jornada Jurídica, a Mostra de Tecnologias em Saúde e a Mostra de Projetos da Argo, apresentou uma programação extensa, bastante densa, diversa e, portanto, muito rica. Espero que ele nos oriente virtuosamente para o futuro, mostrando a necessidade de integrarmos os que pensam diferente, congregando a diversidade do pensamento científico, de modo que possamos avançar por meio da construção de soluções e projetos sustentáveis e inovadores”, sublinhou.

As atividades foram abertas com o painel “A COP30, o presente e o futuro da Amazônia: balanços e perspectivas”, que teve a participação de Loiane Prado Verbicaro, Vice-Reitora da UFPA, Regina Loube de Paula, Coordenadora Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial de Bujaru (PA); Pollyana de Carvalho Bernardes, Assessora de Relações Internacionais na Secretaria Executiva para a COP30 da Prefeitura de Belém; e Mariana Guimarães, Assessora Política Internacional do Comitê COP30. A mediação foi realizada pela professora do Cesupa Camila Miranda, Consultora em Meio Ambiente, Clima e Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo dos dois dias, o evento promoveu diversas palestras com um grupo variado de especialistas, incluindo a jornalista Nara Bandeira; Roselea Oliveira de Almeida, do Movimento Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB); e Ibraim Rocha, Presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/PA.

Além dos debates, houve a apresentação de trabalhos das atividades acadêmicas do Cesupa, enriquecendo o diálogo com pesquisas desenvolvidas na instituição. A primeira delas foi a XXVI Jornada Jurídica, em que foram aprovados 85 trabalhos, apresentados por discentes e divididos em dez eixos temáticos, que abordaram desde Constituição, Administração Pública e Relações Institucionais até Políticas Públicas e Meio Ambiente. Temas como Justiça Climática, Racismo Ambiental e Proteção aos Conhecimentos Tradicionais foram amplamente discutidos nos painéis.

Já na IV Mostra de Tecnologias em Saúde, foram apresentados 28 trabalhos em formato de pôster que abordaram temas como o uso da tecnologia no processo de ensino- aprendizagem e a aplicação de métodos educativos, como cartilhas e plataformas digitais. Logo depois, houve premiação dos melhores trabalhos em duas categorias: Tecnologias Leve-Duras e Leves e Tecnologias Duras.

E paralelo às duas atividades, ocorreu I Mostra de Projetos da Argo, que contou com a apresentação de 19 estudos, que variavam desde aplicativos para catalogação de dados climáticos até estratégias de comunicação para comunidades ribeirinhas. A atividade integrou os principais projetos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação – Argo.

De acordo com o professor Arthur Laércio Homci, coordenador do curso de Direito e membro do Comitê Cesupa na COP30, a proposta do evento foi promover debates profundos a partir da perspectiva acadêmica. “O Diálogos reuniu grandes iniciativas institucionais do Cesupa, como a Jornada, a Mostra de Saúde e a da Argo, com o objetivo de integrar, de maneira multidisciplinar, diversas áreas do conhecimento acadêmico e científico. Conta também com a intensa participação da comunidade, para que nossos alunos possam inserir-se nessas discussões sobre a agenda climática — não apenas para participar das atividades que a COP30 tem a oferecer, mas também para dialogar sobre a urgência climática”, destacou.

Ao final do evento, ocorreu a entrega do Selo Cesupa Sustentável, destinado a programas da Instituição que promovem o desenvolvimento sustentável em suas atividades. Ao todo, 14 projetos receberam o selo: Amazon Hacking; Direito, Desenvolvimento Sustentável na Amazônia; Estratégias governamentais de sustentabilidade socioambiental; MinAmazônia; Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Barcarena; PET-Saúde Equidade; Plataforma Web de Educação Ambiental; Plataforma Web para Autoavaliação da Sustentabilidade na Administração Pública no Estado do Pará; Plano de comunicação para o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém; Projeto Samaúma; Projeto Educar Direitos Humanos; Saber Local e Consciência Socioambiental; Soluções arquitetônicas com foco na saúde propostas às famílias atendidas pela UBS Paraíso Verde no bairro Curió Utinga; e Um Banco de Dados de Espécies Florísticas de Uso Bioeconômico em uma Área de Conservação na Amazônia.